A madeira é um recurso indispensável ao homem. Foi um dos primeiros recursos explorados pela fácil obtenção e técnica de trabalho, por possuir boas propriedades, baixo custo e ser renovável. A diferença entre as épocas está na forma de obter a madeira. Inicialmente, a obtenção era proveniente de florestas nativas. Hoje, inquestionavelmente, deve ser originada de plantios florestais racionais. No Brasil, as espécies com mais relevância usadas para o plantio florestal são o eucalipto e o pinus, sendo que nas ultimas décadas o plantio do eucalipto vem superando o pinus. Em 2012, o Brasil possuía 5.102.030 hectares de eucalipto plantados, destes, 284.701 no Rio Grande do Sul. As aplicações nos segmentos de celulose e madeiras serradas impulsionaram a evolução do eucalipto. Para madeiras serradas, ele oferece vantagens para várias propriedades desejadas.

PROPRIEDADES FÍSICAS, MADEIRA COM UMIDADE A 15%

ESPÉCIEEUCALYPTUS SALIGNAPINUS ELLIOTTIIDIFERENÇAS
Densidade de massa690 Kg/m³480 Kg/m³43,75%
Contração Radial6,80%3,40%100,00%
Contração Tangencial13,40%6,30%112,70%
Contração Volumétrica23,40%10,50%122,86%
Fonte: Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT

Além das aplicações, o eucalipto se destaca pelo crescimento. A produtividade média ponderada dos plantios atingiu 40,7m3/ha/ano em 2012, a maior dentre os países produtores. Resultado das condições de clima e solo, aliado a investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

O eucalipto chegou ao Brasil há menos de 200 anos e a falta de informação já provocou algumas polêmicas. Entretanto, a experiência acumulada em décadas e a partir de estudos científicos apontam que o eucalipto cultivado racionalmente interage com a natureza e oferece inúmeros benefícios ao homem, assim como outras culturas.

Do ponto de vista ambiental, o cultivo de florestas plantadas é uma solução economicamente sustentável que reduz as pressões sobre florestas nativas por produtos florestais, permitindo que sejam preservadas. Ainda, a componente florestal é baseada na formação de estoque de carbono, a árvore ao crescer sequestra carbono da atmosfera, contribuindo para a redução da geração dos gases do efeito estufa por todo o período em que o estoque for mantido.

Todas as informações impulsionam ao uso do eucalipto. Ao escolhe-lo, a Haas tem certeza que oferece aos seus clientes a melhor opção renovável que integra propriedades desejadas e custo competitivo.

dados