76% das empresas já usam a economia circular no Brasil

76% das empresas já usam a economia circular no Brasil

haasmadeiras - 3 de abril de 2020

76% das empresas já usam a economia circular no Brasil

Já ouviu falar em economia circular? Ela pode ser a resposta que a sua empresa precisa para ter um aproveitamento maior dos materiais. Conheça o tema aqui e saiba por que 76% das empresas já utilizam esse conceito!

A economia circular, desde 2014, é desenvolvida por empresas que nem fazem ideia do seu real conceito, mas na prática do dia a dia os efeitos são sentidos. 

Para entender o conceito, é simples: trata-se de unificar ações que prolonguem a vida útil de produtos e materiais, por meio do uso eficiente de recursos naturais.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, muitas empresas vêm praticando maneiras de reutilizar recursos como a água, reciclagem e a logística reversa, que é hoje uma grande oportunidade de uso para o desenvolvimento econômico e social de uma empresa.

Para entender completamente o conceito e conhecer as vantagens de implementar esse conceito na sua empresa, continue a leitura!

 

O que é, de fato, a economia circular no Brasil?

No Brasil, essa prática funciona de forma semelhante ao reuso de materiais e à reciclagem. Ou seja, a ideia é de que todos os produtos passem pelo seu ciclo de vida completo, chegando até a sua restauração para então serem recuperados e estarem aptos à reutilização.

Em um breve resumo, a economia circular é a maximização do funcionamento de ecossistemas e do bem-estar humano.

A economia circular é um modelo que deve ser pensado antes mesmo do produto existir, para que já na produção ele seja desenvolvido visando ser mais durável e de fácil manutenção. 

Para realizar isso, cada etapa do processo é importante, como:

  • Design inicial;
  • Produção;
  • Distribuição;
  • Utilização;
  • Eliminação, mas neste caso, é o recomeço do produto no ciclo.

De uma forma geral, a economia circular no Brasil envolve uma mudança no jeito em que consumimos, pensamos no design dos produtos e até mesmo em como é a nossa relação entre a matéria-prima e a geração de resíduos.

 

Como funciona a economia circular no Brasil?

Tudo começou quando o Brasil se deu conta de que precisava encontrar novas maneiras de lidar com os danos causados ao meio ambiente, sem afetar as produções, e assim, a economia do país. 

Essa procura por menores emissões de carbono durante o processo produtivo foi o fator fundamental para gerar esse tipo de economia circular no Brasil.

Para que esse modelo funcione com eficiência, é preciso que haja investimentos em diversos setores – a educação e inovação são os fundamentais. 

No entanto, todos esses gastos serão realizados em um primeiro momento, pois logo após colocar em prática, haverá diminuição nos custos operacionais, levando em consideração o reaproveitamento de resíduos e utilização de bens reciclados.

 

8 vantagens da economia circular no Brasil para empresas

  1. Redução de custos;
  2. Utilização ao máximo das matérias-primas ofertadas no mercado;
  3. Menos desperdícios de materiais;
  4. Aumento da geração de empregos;
  5. Maior eficiência operacional;
  6. Crescimento econômico;
  7. Mudança de pensamento pela população, consumindo com mais cautela e consciência ambiental;
  8. Oportunidade para novos negócios. 

A economia circular é um novo modelo econômico?

Podemos considerar que sim, visto que há uma conscientização por parte das empresas sobre esse modo de economia. 

Mas é preciso que haja um processo de reciclagem mais eficiente e de menor custo, uma vez que, no Brasil, todo o processo de reciclagem acaba gerando novas tributações, atingindo um valor final mais caro do que um produto novo. 

Essa é a grande questão que ainda precisa ser discutida e implementada, criando novas ações com o intuito de evoluir e propagar a reciclagem como algo vantajoso – não somente ao meio ambiente, mas financeiramente também.

 

Compartilhamento é a palavra-chave da economia circular no Brasil

Com nada em comum entre o modelo tradicional de consumo onde o ciclo se baseia em produção, consumo e descarte, a economia circular vai ao encontro de: 

  • Compartilhamento; 
  • Manutenção; 
  • Reutilização; 
  • Remanufatura; 
  • Reciclagem de materiais e produtos. 

Isto é, explorar o uso eficiente de todas as produções, tendo em vista uma vida útil mais longa, criando assim novas formas de consumo na sociedade, com o objetivo principal de excluir a ideia de existência de lixo.

 

O que fazer para implantar esse sistema?

Essa implantação pode ser simples, porém não depende única e exclusivamente da empresa determinada a colocar em prática essa economia circular. 

Todos os indivíduos que fazem parte do ciclo de vida do produto devem estar cientes do seu novo papel neste modelo de economia. O melhor meio de realizar isso é através do consumo consciente.

Algumas dicas de como investir no envolvimento social dos colaboradores da empresa, a fim de alcançar essa implementação da economia circular, são:

  • Workshops para maior compreensão dos benefícios gerados por esse modelo;
  • Desenvolvimento de programas curriculares em que o foco seja a economia circular;
  • Ações de informação para apresentar e dar a importância desse novo formato de consumo. 

Um fluxo cíclico, sem fim, voltado à empresas

A economia circular para empresas é a garantia de que todo o material produzido sempre poderá ser reutilizado, dando origem a um fluxo cíclico, sem fim. Esse é um modo inteligente de dar uma nova utilidade aos recursos já existentes. 

Com isso, a sociedade assume uma nova postura perante o meio ambiente, em que formas equilibradas de consumo e formatos de produção passam a fazer parte do cotidiano de todos nós.

As empresas que aplicam as suas preocupações ambientais em projetos e novos métodos de consumo, colherão seus frutos.

Se a sua empresa já pratica esse modelo de economia circular, você já conhece as vantagens e sabe que há inúmeras razões para implantar essa nova forma de consumo. 

Caso ainda não use a economia circular, está na hora de implementar esse conceito e ver os resultados na prática!

Continue nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais para ficar por dentro deste e de outros assuntos relacionados ao setor.

Até a próxima!

Entre em Contato