+55 51 99995 2785



Como evitar riscos no transporte de cargas?

Como evitar riscos no transporte de cargas?

haasmadeiras - 5 de abril de 2019

Como evitar riscos no transporte de cargas?

A segurança no transporte de cargas é uma preocupação das grandes corporações que, a cada ano, investem milhões em tecnologia com a finalidade de inibir a ocorrência de roubo e furto.

Mas, dessa maneira, podem estar deixando de lado algumas estratégias essenciais no processo logístico de segurança.

Técnicas de fácil aplicação e grande potencial de prevenção de danos, como a paletização, acabam quase totalmente deixadas de lado.

Afinal, podem não soar tão modernas quanto outros dispositivos de proteção de carga, mas nem só de furtos e roubos são feitos os perigos das estradas brasileiras.

Os principais perigos no transporte de cargas

Por incrível que pareça, alguns dos maiores perigos nas estradas ainda estão sob a conta dos próprios profissionais envolvidos no transporte.

São condutas, como:

  • Improvisação
  • Negligência
  • Imperícia

Nesses comportamentos perigosos incluem: o uso de veículos impróprios para o transporte de determinadas cargas, o armazenamento inadequado e até o desconhecimento a respeito das estatísticas que apontem áreas de risco, sem falar na alta velocidade e desrespeito à sinalização.

Tudo isso gera prejuízo financeiro e ainda coloca em xeque a vida dos próprios motoristas, resultando numa conta perigosa e cada vez mais difícil de fechar.

Cuidados essenciais para o transporte de carga mais seguro

A seguir, veja alguns cuidados essenciais para proteger a carga e também o profissional responsável pela entrega.

 

  • Sempre leve em conta os dados estatísticos

 

Consultar as informações sobre as estatísticas de roubo e furto na região da entrega e trajeto é importante para evitar paradas prolongadas e desnecessárias em áreas de risco.

 

  • Evite a improvisação

 

O improviso não é amigo da segurança.

Evite o empilhamento excessivo e o transporte de cargas que necessitam de refrigeração em veículos sem a estrutura necessária, para evitar que percam propriedades e se estraguem.

Além disso, fique longe dos atalhos suspeitos.

Tudo isso pode comprometer a qualidade dos produtos e colocar em perigo futuras negociações e entregas.

Uma aparente oportunidade de economizar pode custar muito caro para uma corporação em longo prazo.

 

  • Paletização

 

A utilização de paletes de madeira na logística de segurança de carga é uma sacada inteligente e prática, além de possuir custo significativamente baixo de implantação.

Desde que a paletização seja feita de modo adequado, a ação expressa gestão responsável e é capaz de proporcionar significativa economia, de modo a evitar danos e tornar o empilhamento muito mais seguro.

Mais comuns em grandes estoques e para a otimização dos espaços, o uso de paletes de madeira também torna mais versátil a carga e descarga de produtos.

E isso promove agilidade nos processos de entrega.

 

  • Promova a manutenção preventiva

 

Por que esperar os sinais de alerta quando a prevenção pode custar mais barato?

É importante que haja conduta preventiva quando se trata de veículos de grande porte, afinal, evitar riscos é sempre mais fácil e mais econômico do que reparar os danos. Fique atento.

E para receber mais informações sobre métodos adequados de paletização para cada tipo de carga e outras dicas de segurança essenciais para as estradas, cadastre-se e fique atento às atualizações da nossa plataforma.

 

 

Entre em Contato