+55 51 99995 2785



Cuidado com a segurança: não ultrapasse o peso de carga permitido para transporte!

Cuidado com a segurança: não ultrapasse o peso de carga permitido para transporte!

haasmadeiras - 5 de julho de 2019

Cuidado com a segurança: não ultrapasse o peso de carga permitido para transporte!

Mesmo com a fiscalização realizada pelos órgãos públicos, ainda há muitos veículos que transitam nas estradas com o peso acima do limite permitido instituído na legislação de transporte de cargas no Brasil. Além de ser prejudicial para as rodovias brasileiras, pode causar acidentes.

Mas quais são os principais fatores para controlar o peso adequado no transporte de carga? 

Siga lendo nossa publicação de hoje para saber as consequências do excesso de peso.

O controle do peso no transporte de carga

São feitos diversos testes para determinar a capacidade de carga que cada caminhão suporta com segurança e, por isso, as regras devem ser respeitadas. 

A logística é a área que realiza esse serviço, considerando as variáveis e verificando as possibilidades para manter o peso adequado.

Um dos principais cuidados do transporte é a amarração da carga no caminhão, e o uso de paletes de madeiras contribui, assim, com a segurança.

Para facilitar esse serviço, os paletes de madeira são uma excelente alternativa, garantindo a integridade do produto e a segurança do motorista.

Paletes de madeira, amarração da carga e segurança no transporte 

A ideia dos paletes é ser uma estrutura que permite acondicionar diferentes mercadorias e dar forma a uma unidade única, conforme explicamos aqui. É importante que o palete utilizado seja adequado aos formatos e pesos dos itens armazenados.

E sabe o que é mais interessante? 

A paletização permite que seja realizada a amarração mais adequada àqueles produtos, um dos principais cuidados para garantir a segurança no transporte de cargas, auxiliando na manutenção do peso correto. 

Por meio da solução com os  paletes de madeira, é possível deslocar cargas e acondicioná-las, seja no transporte ou no estoque, de forma prática e segura. 

Consequências do peso de carga maior do que o suportado

 

  • Probabilidade de acidentes

 

Com excesso de peso, o desempenho do caminhão fica comprometido, gerando mais esforço dos freios e, assim, com possibilidade de causar acidentes.

 

  • Maior chance de tombar

 

O veículo com capacidade de carga acima do limite na altura faz com que o centro de gravidade seja elevado, facilitando o tombamento, mesmo em baixa velocidade. 

 

  • Penalidades

 

O código de trânsito brasileiro prevê multas, perda de pontos na carteira e apreensão do veículo e da carga quando há desrespeito à capacidade de carga.

 

A importância do limite de peso no transporte de carga

Para uma empresa de logística, é indispensável que a legislação brasileira referente ao limite de peso no transporte de cargas seja respeitada em todas as viagens. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre logística e paletização.

Até breve!