Blog
fomento florestal haas

Fomento Florestal Haas: alternativa de renda extra em áreas subutilizadas

A conversão de florestas em negócios, aliada as boas práticas de silvicultura, têm sido uma boa opção de diversificação nas propriedades rurais. Visando potencializar as comunidades da região e incentivar o cultivo de florestas de eucalipto para agregar geração de renda no campo, a Haas Madeiras, de Linha Brasil, iniciou o “Fomento Florestal Haas de Árvores Plantadas”. O programa estabelece uma parceria entre a empresa e produtores rurais, que passam a integrar a cadeia de suprimentos da Haas. 

Após o estudo e aprimoramento do programa por durante dois anos, em 2022, a equipe técnica e florestal deu o start nos trabalhos de extração da madeira em propriedades parceiras. O Fomento Florestal Haas vem sendo divulgado amplamente nas redes sociais e a Haas se organizou para participar da 20ª edição da Expoagro Afubra que iniciou numa quarta feira, 23 de março e seguiu até 26. A Haas Madeiras esteve com um estande na feira divulgando o programa. Além disso, Junior Haas participou do XII Fórum de Diversificação, a partir das 15h com o painel, Fomento Florestal Haas: uma opção de renda em áreas íngremes e subutilizadas. O evento foi gratuito e ocorreu no Auditório do Parque da Expoagro.

Além da ampla divulgação, parcerias com produtores rurais da região serrana do município já ocorrem desde o início do ano. A família Lehmen, de Linha Cachoeira comercializou seis hectares de floresta pronta para a Haas no início do ano. Ao lado da esposa, Nadir e dos filhos André e Claiton Fernando, Helio Lehmen tem o cultivo de florestas como uma diversificação da família. “O eucalipto é nosso dinheiro planejado. A gente planta já pensando em melhorias na propriedade.”

Fomento Florestal Haas

A equipe técnica florestal da Haas já está planejando a melhor maneira de fazer o plantio de eucalipto e a escolha das mudas para as áreas da família Lehmen. Além disso, junto do produtor será elaborado um plano de trabalho. 

Modernização no Ciclo Florestal

Assim como diversas atividades agrícolas, a colheita florestal também passou por um processo de modernização nas últimas décadas. Para executar o Fomento Florestal Haas, a empresa adquiriu máquinas específicas para o trabalho e o treinamento de equipes.

Segundo o operador da Harvester, Marcelo Kurtz, cada área de corte é um novo desafio. “Fiz cursos, treinamentos, já atuava com máquinas, mas sempre falo, cada área tem suas características. Então antes de iniciar o corte precisa analisar a área”, frisa o operador que já atua na Haas há mais de 20 anos.

Para Kurtz operar a Harvester foi uma novidade e para as comunidades onde a máquina passa também. O operador relata que na segunda-feira de Carnaval, enquanto cortavam a floresta da família Schmidt, em Linha Cipó, inúmeras pessoas paravam na ERS-422 para conferir o corte das árvores. “Foi uma grande movimentação. As pessoas nunca tinham visto a Harvester pessoalmente.”

Fomento Florestal Haas

Proprietário de terra rural terá garantia no ciclo e continuidade

No Fomento Florestal Haas o proprietário de terras rurais poderá ter uma floresta de maior qualidade e produtividade e consequentemente ter uma maior renda e diversificação na propriedade. 

Segundo Junior Haas, o parceiro do programa terá à disposição uma equipe técnica especializada que acompanha cada propriedade fomentada e observa as características peculiares de cada região. 

Há meio século no mercado, a Haas Madeiras oferta continuidade no ciclo para o proprietário de terras rurais, sem contar na prioridade para o abastecimento. “Ao cultivar florestas de eucalipto o proprietário de terras rurais diversifica na propriedade e estabelece uma parceria sólida e segura com a Haas, que na hora da compra irá pagar ao produtor o valor de mercado”, enaltece Junior Haas.

Parceiro Haas

Sidiclei França, 23 anos, morador do centro da cidade de Venâncio Aires, é um dos fomentados que irá iniciar o plantio de eucalipto em 3,5 hectares de terras paradas em Linha Cachoeira. “Me interessei pelo plantio de eucalipto pois queria uma renda extra e vi que a Haas está dando um apoio para quem quer começar”, frisa.

 O jovem está fazendo a limpeza da área e em agosto pretende executar o plantio de cerca de 4 mil mudas fornecidas pela Haas. A equipe técnica irá executar análises e visitas na área para identificar a melhor muda de eucalipto para a propriedade.

 

Para saber mais sobre as modalidades de parceria acesse aqui ou entre em contato com nossa equipe técnica (51) 99977-7422. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!

Author

Haasmadeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Haas Madeira Logotipo

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.