Logística reversa: como aumentar os lucros e ganhar o respeito dos seus clientes

Logística reversa: como aumentar os lucros e ganhar o respeito dos seus clientes

haasmadeiras - 13 de dezembro de 2019

Logística reversa: como aumentar os lucros e ganhar o respeito dos seus clientes

Os impactos causados no meio ambiente são proporcionais a como nos preocupamos e contribuímos para isso.

E vamos falar hoje sobre uma das tendências, quando o assunto é reutilizar e cooperar com a natureza…

A logística reversa foca em materiais que já foram utilizados para um novo processo produtivo. O objetivo é reaproveitar ou descartar de forma apropriada os materiais para preservar o ambiente.

Se a sua empresa consegue implementar e gerir a logística reversa de forma lucrativa, significa que está conseguindo alcançar a sustentabilidade ambiental e econômica no negócio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!

 

A logística verde e logística reversa

A logística verde também é uma área da logística que se preocupa com diversos impactos ambientais sobre determinadas atividades.

Ela tem como objetivo a produção mais limpa e o alcance da sustentabilidade ambiental e defende a responsabilidade ambiental e que é importante destinar corretamente os produtos gerados.

O termo “logística verde” é dado a empresas que, de acordo com as normas ISO 1400, começaram a reciclar os materiais utilizados no dia a dia.

Com isso, alguns desses materiais passaram a ser reutilizados como fontes de matéria-prima, diminuindo o acúmulo de lixo, e assim, colaborando com o meio ambiente.

A diferença entre esses dois campos é que a logística reversa está dentro da logística verde, tratando especificamente do fluxo físico das embalagens e produtos.

 

A importância da logística reversa para as empresas e sociedade

Para as empresas, organizar esse processo reutilização ou descarte corretamente é fundamental, afinal, envolve lucros também.

No entanto, não é só do valor financeiro que estamos falando, mas se trata da sustentabilidade também ambiental da sua empresa.

Ao exercer um papel de empresa que trabalha em prol do meio ambiente, com ações e processos voltados ao assunto, a sociedade terá um olhar carinhoso pelos seus serviços e marca.

 

Logística comum x Logística reversa

A logística comum tem processos que visam entregar e produzir os produtos de maneira eficiente, rápida e barata para os seus clientes.

Já na logística reversa, acontece de outra maneira: os produtos são recolhidos de modo que todo o processo também seja rápido e barato, mas que seja sustentável ambientalmente.

 

Vantagens da logística reversa para a sua empresa

– Você age acordo com a legislação ambiental;

– Proporciona diferencial competitivo;

– Traz eficiência, agilidade e tecnologia aos processos de produção;

– Ajuda na redução de custos e aumento de lucros.

A logística reversa e os paletes de madeira

Grande parte das empresas não possuem nenhum tipo de controle sobre os paletes de madeira, dando uma maior margem para que eles se percam, sejam danificados e até mesmo quebrados.

No entanto, utilizando ferramentas adequadas, que possam controlar todo o percurso desses paletes de madeira, desde a sua saída até a chegada no destino, se torna possível colocar em prática a logística reversa.

Além disso, é importante que os clientes que recebem esses paletes tenham a consciência e compreendam o processo, pois, isso facilita a viabilização de todo o investimento.

 

Implemente a logística na sua empresa…

Se a sua empresa de paletes de madeira ainda não possui como prática esse processo, repense!

Com a logística reversa, os impactos na natureza são menores e você ainda colabora com a qualidade de vida das pessoas.

Para saber mais sobre esses e outros assuntos de gestão, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais.

Até breve!

 

Entre em Contato