Blog
palete

O que é palete e qual a sua origem?

Quando entramos em um estoque de uma empresa é quase inevitável nos depararmos com certas estruturas como estrados de madeira.

São os paletes (ou pallets, em inglês) que, com o passar dos anos, passaram a ocupar importante papel na indústria.

Com essa solução, é possível utilizar empilhadeiras ou paleteiras para transportar cargas de maior peso e, assim, ser um aliado da produtividade por facilitar a logística.

Os paletes podem ser de madeira, de plástico ou de metal.

Mas você sabe qual é a origem desse importante acessório? Confira conosco abaixo!

A história dos paletes

Não há um registro histórico preciso sobre o início da utilização dos pallets. Sabemos, contudo, que sempre esteve presente nas atividades comerciais.

Sua forma moderna remonta a primeira metade do século XX, coincidindo com a invenção da empilhadeira.

Eram muito utilizados no transporte marítimo, para ajudar na carga e descarga dos produtos.

Sua invenção é, então, atribuída a George Raymond e Bill House, que tiverem uma patente para paletes concedida em 7 de novembro de 1939, juntamente com a patente da empilhadeira, em nome da Lyon Iron Works, que depois passou a ser Raymond Corp.

Anos antes, em 1920, George estava à frente da empresa Lyon Iron, uma fundição que fazia peças fundidas em ferro, ferramentas e implementos agrícolas.

Ao identificar uma mudança no mercado, que levaria ao desaparecimento de suas atividades, George promoveu uma mudança nas atividades da empresa.

Ela passou, então a se dedicar, a partir daí, aos equipamentos de movimentação de material, em especial os skids. Assim, George e Bill desenvolveram o que viria a ser a empilhadeira com garfos.

Os paletes foram uma consequência dessa nova invenção, sendo uma solução que permitiu aos equipamentos transportar carga com maior facilidade.

Os garfos da empilhadeira se encaixavam nas aberturas dos paletes, de modo a permitir elevar a carga disposta sobre ele.

O início da popularização do uso da solução se iniciou durante a Segunda Guerra Mundial, quando o exército norte-americano a utilizou à exaustão.

Vale reforçar que Raymond e House não reivindicaram nenhum royalty sobre os paletes de madeira desde a concessão da patente.

Após o conflito a estrutura de madeira passou a ser adotada na Europa, especialmente pelas companhias ligadas ao modal ferroviário.

Em 1964, nos Estados Unidos da América, iniciou-se um intensivo programa de padronização, de forma a satisfazer a maioria das atividades econômicas.

Paletes no Brasil

No Brasil, o palete passou a surgir na cadeia logística com o desenvolvimento da indústria automotiva.

As companhias de origem norte-americana trouxeram a solução para o seu controle de estoque e transporte de cargas.

Embora tenha sido introduzido em nosso país durante a década de 1960, seu uso permaneceu estagnado até a década de 1980.

estabeleceu normas de padronização de paletes de madeira.

Havia a norma ABNT NBR 8252:1983 que, em 4/11/2011, foi cancelada e substituída pela ABNT NBR 8252:2011, a qual padroniza as dimensões básicas de paletes, entendidas como as dimensões nominais dos lados da face superior.

Já ABNT NBR 8254:1983, cancelada e substituída, em 09/11/2008, pela ABNT NBR 8254:2008, define os termos a serem empregados em relação aos paletes.

Cinco anos depois, a Associação Brasileira de Supermercadistas (ABRAS) criou o Grupo de Palete de Distribuição.

A iniciativa foi fundamental para a consolidação de seu uso, bem como para reforçar a padronização.

Desde então, os paletes vêm se mostrando como um elemento fundamental de distribuição e armazenamento.

Por serem capazes de trazer importantes ganhos em logística, com o tempo ganharam versões em materiais, como o plástico e metal.

 

Quer saber mais sobre os paletes de madeira e os benefícios de seu uso na cadeia produtiva? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

Até a próxima!

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

Author

Haasmadeiras

Comments (2)

  1. Paletes e embalagens para frutas e hortaliças - Haas Paletes
    outubro 12, 2019

    […] Os paletes de madeira estão proibidos? O que é verdade e o que é mito quando se fala em embalagens para frutas e hortaliças? […]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

blog

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.