Os paletes de madeira empenaram, o que fazer?

Os paletes de madeira empenaram, o que fazer?

haasmadeiras - 27 de dezembro de 2019

Os paletes de madeira empenaram, o que fazer?

Caso o armazenamento e o transporte não sejam feitos corretamente, você vai acabar tendo problemas com os seus paletes de madeira.

Pode ser também que o material tenha caído, comprimido, ter danificado por conta da temperatura ou umidade, veio com defeito de fábrica, entre outros problemas que fizeram com que o produto empenasse.

E, nesse momento em que você encontra uma madeira empenada, é comum logo descartar o material, pois imagina que não há o que fazer e nem como reutilizar o produto.

Mas é possível desempenar os paletes de madeira, basta seguir alguns passos bem simples. Quer saber quais são? Continue lendo esse texto!

Passo a passo para desempenar paletes de madeira:

1 – Armazene o palete de madeira próximo a lugares quentes e ensolarados;

2 – Molhe o local onde ele se encontra;

3 – Após molhar o local, vire a parte empenada do palete para cima, formando um U ao contrário, você perceberá que se a madeira estiver muito empenada, apenas as pontas dele irão entrar em contato com chão;

4 – Um dia inteiro no sol é o suficiente, portanto, à noite, leve-o para um ambiente seco e livre de umidade;

5 – Seque a madeira com o auxílio de uma toalha, e perceba se o empenamento diminuiu e foi resolvido. Caso contrário, uma nova técnica pode ser adotada…

6 – Se todos esses passos não resolverem 100% a madeira empenada, tente colocar o palete na mesma posição indicada acima, só que desta vez em um chão seco.

 

Por que a madeira empena?

A exposição ao sol é o maior agente que empena a madeira. E depois dele vem a umidade relativa do ar age diretamente sob os paletes de madeira, fazendo com que o seu tamanho seja afetado, tanto para mais quanto para menos. Isso acontece porque a madeira suga a água e incha, ou solta água e diminui de tamanho. 


Mas, e qual o nível de umidade ideal para que os paletes de madeira não empenem?

Essa é uma questão que não tem resposta certa, já que isso depende de onde eles estão localizados. 

Um bom exemplo é Brasília: lá, a umidade relativa do ar é baixa, uma média de 13%, isso significa que o peso de água encontrada em um palete deve ser de 13% do peso da madeira já seca. 

Portanto, saber qual o nível de umidade relativa do ar é o que influencia diretamente na madeira empenada.

 

Como evitar que as madeiras empenem?

As dicas são: 

  • Mantenha os paletes de madeira longe de áreas úmidas;
  • Tome cuidado no armazenamento;
  • Preste atenção e oriente os funcionários a ficarem atentos ao manusear o palete de madeira.

Isso já será o suficiente para que eles estejam sempre em perfeitas condições de uso.

Lembre-se de não colocar nenhum tipo de peso sob os paletes com a ideia de resolver o problema do empenamento. As fibras da madeira devem ser realocadas naturalmente.

Para ter mais informações sobre o mundo dos paletes de madeira, é só nos acompanhar aqui no blog ou pelas Redes Sociais.

Entre em Contato