Para que serve o eucalipto? Espessante natural e outras utilizações

Para que serve o eucalipto? Espessante natural e outras utilizações

haasmadeiras - 8 de maio de 2020

Para que serve o eucalipto? Espessante natural e outras utilizações

Devido à alta demanda do álcool em gel, o carbopol, usado como espessante do produto, ficou escasso. Depois de pesquisas da Embrapa, eucalipto e pinus foram permitidos para usar o novo agente espessante. Já conhecia essa utilização? Descubra neste artigo para que serve o eucalipto!

Com a disseminação do COVID-19, a demanda por produtos antissépticos (principalmente o álcool gel) passou a ser bem mais alta que o comum, podendo superar até 10 vezes o consumo registrado em 2019 – é o que estima a Abihpec.

O álcool gel 70% tem várias vantagens na prevenção do novo coronavírus, além de ajudar na praticidade da higienização. Por ser um gel, ele se torna mais seguro, já que fica menos sujeito a vazamentos e queima lentamente.

Qualquer fabricação de álcool precisa ser regulada pela Anvisa e precisa de aprovação antes de ir para os postos de venda. 

Mas, como as empresas reguladas não estavam conseguindo atender às demandas, a Anvisa editou a RDC nº 350, de 19/03/2020, para que as organizações fabricantes de medicamentos, saneantes e cosméticos possam fabricar e comercializar quaisquer preparações antissépticas sem permissão prévia.

O problema mesmo foi quando o agente espessante do álcool gel, chamado Carbopol, começou a ficar escasso. Entenda!

 

O que é carbopol?

Carbopol é o nome comercial do carbômero (polímero) que tem como principal função formar géis. Ele é muito usado em formulações de produtos de limpeza, farmacêuticos e cosméticos.

Esse polímero é solúvel em água e é responsável por dar viscosidade para a formulação desejada. Ele funciona assim: quando o gel é dissolvido em água, os grumos ficam dispersos; depois, são adicionadas gotas de neutralizantes.

Dessa maneira, a solução vai engrossando e fica na consistência de gel. Esse produto é muito usado em:

  • Cosméticos (gel pós barba, hidratante, redutor etc.).
  • Produtos de limpeza (como o álcool em gel).
  • Fórmulas automotivas (gel de silicone, por exemplo).

Mas com a alta demanda durante essa pandemia, os carbômeros estão com pouca oferta, o que dificulta na fabricação do álcool em gel e comercialização.

O lado positivo é que existem outras opções de carbômeros, que são ótimas soluções para serem usadas como agentes espessantes, ajudando a fabricar o álcool em gel e suprindo a demanda atual.

Duas das matérias-primas, descobertas pela Embrapa e Klabin, para a criação de espessantes naturais foram: pinus e eucalipto. Enquanto muitos outros carbômeros estão sendo testados, esses dois já estão sendo usados pelo Ministério da Agricultura em postos de fronteira. 

Já vamos falar sobre o assunto, mas antes: você já sabe para que serve o eucalipto? Apesar de ser essencial, muitos ainda não conhecem a matéria-prima. Confira algumas informações importantes e depois veja como ele é usado como espessante natural.

 

O que é e para que serve o eucalipto?

Atualmente, existem mais de 700 espécies de eucalipto reconhecidas pela botânica, mas elas possuem tantas propriedades químicas e físicas, que se diferenciam de acordo com a espécie, que elas podem ser usadas para várias finalidades, como:

  • Lenha
  • Estaca
  • Moirões
  • Dormentes
  • Carvão vegetal
  • Papel e celulose
  • Chapas de partículas e fibras
  • Movelaria
  • Energia
  • Medicamentos
  • Construção civil
  • Paletes e embalagens

E, mais recentemente, para a produção de álcool gel, ajudando a salvar o segmento e a necessidade de proteção que todos temos nessa época.

É importante ressaltar que as madeiras utilizadas, tanto de pinus quanto de eucalipto, não são originárias do desmatamento. Pelo contrário, existem florestas plantadas com a finalidade produtiva, cultivando a matéria-prima e trazendo vários benefícios à economia e ao meio-ambiente.

Vantagens da plantação de eucalipto

Se além de querer saber para que serve o eucalipto, você ficou curioso sobre os benefícios das florestas plantadas com essa matéria-prima, visando a produtividade, resolvemos trazer algumas vantagens rápidas. Veja:

1 – Alta produtividade da madeira.

2 – Menores custos e maiores taxas de retorno.

3 – Alta competitividade dos produtos no mercado externo e interno.

4 – Desenvolvimento das comunidades rurais e setor florestal.

5 – Versatilidade do produto, aquecendo diversos mercados.

 

Para que serve o eucalipto: o uso no álcool em gel

Agora que já sabe para que serve o eucalipto e o que é um espessante natural, vamos falar um pouco mais do estudo da Embrapa, que está fazendo toda a diferença nesse momento de crise.

Os pesquisadores da Embrapa Florestas mostraram que a MFC (nanocelulose do tipo microfibrilada) do eucalipto e pinus funciona como um eficaz emulsificante e espessante natural para preparar álcool antisséptico e também o álcool em gel.

Tanto o álcool em gel quanto o antisséptico são essenciais nos cuidados para prevenir o COVID-19 e, por isso, tem grande procura pelos consumidores.

Sabendo disso, o Laboratório de Tecnologia da Madeira da Embrapa Florestas está trabalhando para criar diferentes formulações e elaborar o álcool 70% com nanocelulose de eucalipto e pinus, substituindo o Carbopol como espessante natural.

Ele funciona assim: a celulose branqueada precisa passar por um processo de desfibrilação mecânica e o resultado é a suspensão da parte aquosa da nanocelulose; ela tem propriedades de gel, servindo como solução para um novo agente espessante.

Álcool em gel de eucalipto e pinus ainda está na fase de testes, mas é promissor

Agora na primeira fase, a Vigilância Sanitária do Ministério da Agricultura recebeu 100 litros de álcool antisséptico 70%. Mas o próximo passo é o aperfeiçoamento.

Para que isso acontece a MFC vai ser distribuída entre outras unidades Embrapa, que estão espalhadas pelo Brasil, com as devidas instruções de preparação do álcool em gel. A ideia é que elas utilizem o produto e manipulem ao máximo, fazendo com que as fórmulas recebam sugestões diferentes e criativas, aperfeiçoando o resultado.

Por enquanto, o álcool em gel feito com eucalipto e pinus é experimental, então a distribuição será controlada e dirigida, seguindo protocolos e normas de segurança.

Você pode conferir, assistindo o vídeo:

 

Se você leu lá em cima as informações sobre para que serve o eucalipto, viu que ele é usado em diversos segmentos e uma das principais utilizações é a celulose, responsável por fabricar o papel, por exemplo.

Todas as pesquisas usam como matérias-primas as árvores de florestas plantadas. Usando produtos do dia a dia, é possível inovar e ter formas mais criativas de suprir as necessidades de toda a população.

Gostou da notícia? Compartilhe com alguém e ajude a espalhar boas informações. Se quiser se manter sempre informado sobre os assuntos, se inscreva na nossa newsletter.

Postado por Haas | www.haasmadeiras.com.br

Entre em Contato