Picking e paletização: o que é, vantagens e implementação

Picking e paletização: o que é, vantagens e implementação

haasmadeiras - 21 de fevereiro de 2020

Picking e paletização: o que é, vantagens e implementação

Você sabe o que é picking e paletização e como ele pode tornar o seu processo mais produtivo e organizado? Veja a seguir!

A distribuição é fundamental para a área comercial, pois sem estoques organizados e entregas dentro do prazo, sua empresa não será referência para o consumidor. 

Processos otimizados e estratégias eficientes são capazes de manter um abastecimento eficaz. 

Diante de sua importância, o setor logístico vem adotando táticas mais planejadas, e isso vem acontecendo até mesmo dentro das empresas outros segmentos.

Cada etapa é altamente fundamental, seja na separação das mercadorias, em sua movimentação, durante o transporte ou na entrega pontual. 

Entre as inúmeras metodologias empregadas na logística está o picking. Quer saber o que isso significa e como vai te ajudar? Leia a seguir!

Mas o que é picking? picking e paletização

Também conhecido como “order picking”, este termo se refere ao processo de separação dos pedidos de compra de cada cliente. 

O responsável no estoque junta as mercadorias ou materiais até que todos os itens da encomenda estejam preparados para serem enviados ao setor de expedição. 

Lá, eles são conferidos e encaminhados para que o transporte faça a entrega. 

Tipos de picking picking e paletização

São quatro tipos de picking e cada um tem um funcionamento diferenciado. Confira:

– Discreto: Quando há apenas um colaborador responsável por todo o processo, porém o tempo para finalizá-lo é maior;

– Por onda: Também conta apenas com uma pessoa, mas os pedidos vão sendo acumulados e obedecem um calendário pré estabelecido;

– Por lote: Somente após o acúmulo de vários pedidos é que a separação das mercadorias é realizada;

– Por zona: O local de armazenagem é dividido por áreas, onde ficam os produtos estocados por categoria. Os pedidos são separados pelos colaboradores de cada zona e depois finalizadas;

Que relação há entre picking e paletização?

Não é uma regra que mercadorias menores, reservadas para picking, fiquem estocadas somente para esta atividade. 

É bem comum que a separação das encomendas seja feita retirando o produto diretamente dos paletes de madeira. 

Portanto, em alguns armazéns é normal que a preparação dos pedidos seja feita sobre as estantes de paletização. Isto é, sem a necessidade de retirar todas as mercadorias dos paletes, separá-las e depois realizar o picking. 

Para produtos dispostos na parte inferior das estantes de paletização, são utilizados equipamentos como a transpaleteira. Nos níveis superiores, é necessário outro tipo, como empilhadeiras trilaterais.

Mas é importante dizer que estas soluções são indicadas para paletes que tenham uma única referência e quando o picking na parte inferior é para produtos mais consumidos. 

Mas existem inconvenientes na separação de encomendas diretamente em estantes de paletização. É preciso ficar atento. Na medida que os paletes forem ficando vazios, é preciso repô-los. 

Algumas empresas colocam as unidades de reposição em níveis mais altos e vão descendo para a parte inferior para picking, conforme os produtos vão acabando. 

A dica é que as mercadorias de alto consumo tenham sempre dois paletes de madeira de cada referência para o picking.

Quais as principais vantagens do picking? picking e paletização

– Otimização;

– Diminuição de lead time;

– Redução de custos com estocagem;

– Entregas dentro do prazo.

Como implementar o picking? picking e paletização

Rotinas organizadas: Sinalização, atividades sequenciais e local de embalagem distante da área de expedição, são alguns exemplos;

Padronização de processos: Todos os profissionais devem ser treinados para executarem as tarefas em um modo padrão. Os produtos devem ser identificados e guardados em seus lugares;

Priorize o acesso alto consumo: Um picking perfeito é aquele que pode ser feito em menos tempo e sem erros. Para isso não esqueça de deixar mais acessível as mercadorias que têm maior saída;

Tecnologia: Procure automatizar sua empresa. Além de te manter competitivo, ela evita retrabalhos e erros humanos.

 

É isso! Caso tenha ficado alguma dúvida sobre picking e paletização, envie nos comentários que responderemos e em nossas redes sociais!

Até a próxima! picking e paletização

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

Entre em Contato