Qual é a origem do eucalipto e por que ele é importante no mercado?

Qual é a origem do eucalipto e por que ele é importante no mercado?

haasmadeiras - 4 de setembro de 2020

Qual é a origem do eucalipto e por que ele é importante no mercado?

Embora essa espécie de árvore seja bastante conhecida no Brasil, a origem do eucalipto não é brasileira. 

Na verdade, nem há uma data específica sobre a entrada dos primeiros eucaliptos em território brasileiro, mas há quem diga que as primeiras árvores foram plantadas em 1868, no estado do Rio Grande do Sul.

Toda essa incerteza relacionada a origem do eucalipto não deixa em nada a desejar sobre a tamanha importância dessa árvore no mercado madeireiro, indo desde a produção de paletes de madeira até decks, painéis ou mezaninos.

A qualidade da madeira do eucalipto é excelente e não há o que contestar. Descubra aqui nesse texto o que faz dessa espécie algo tão significativo no mercado madeireiro no Brasil.

 

A origem do eucalipto

Logo após ser descoberto em 1868, a sua utilidade era apenas voltada para a arborização de ruas, decoração ou até para quebra de ventos. Poucas foram as plantações com fins industriais e caráter florestal.

Contudo, o eucalipto foi ganhando notoriedade e sendo cultivado em larga escala no estado de São Paulo, em meados de 1903. E, assim, mais um benefício do seu uso surgia: a produção de lenha.

Em 1909 houve, de fato, um avanço na produção de eucaliptos no Brasil; o responsável foi um engenheiro agrônomo que despertou curiosidade sobre o plantio e, dessa forma, apostou no cultivo dessa espécie. 

De lá para cá, muitos estados investiram na produção dessa espécie – em especial Minas Gerais, que hoje conta com 24% de toda a extensão de eucaliptos em território brasileiro.

 

O avanço das produções de acordo com a origem do eucalipto 

Não foi da noite para o dia que essa matéria-prima passou a ter a importância que possui atualmente; isso aconteceu lentamente.

De pouco a pouco, o eucalipto foi sendo incorporado como uma nova espécie para o suprimento de madeira, especialmente como combustível nas formas de lenha e carvão, pois havia uma escassez descontrolada das matas nativas naquela época. 

Em função dessa demanda, que foi aumentando significativamente, o governo brasileiro decidiu por instituir, a partir de 1966, um programa de incentivos fiscais, de modo que, todos os investimentos provenientes deste fundo seriam aplicados para o aumento da área plantada de eucaliptos. 

Com isso, as plantações sofreram um avanço enorme indo de 400 mil para 3 milhões de hectares em um curto prazo de tempo.

 

Qual a importância do eucalipto no mercado?

Antes de adentrarmos sobre vantagens econômicas, é preciso lembrar que foi a partir do salto de produções, que surgiram os cursos de engenharia florestal e diversas outras instituições voltadas à pesquisa florestal. 

Ou seja, inúmeros profissionais que auxiliam a preservar essa espécie, só existem graças à origem desta matéria-prima em épocas passadas.

Alguns fatos que fazem essa espécie ter uma posição relevante no mercado madeireiro:

  • O eucalipto é responsável pelo abastecimento da maior parte do setor industrial de base florestal;
  • São produzidos anualmente 5,4 milhões de toneladas de celulose, sendo 70% de toda a produção nacional;
  • O carvão vegetal conta com uma produção de 18,8 milhões de metros cúbicos, atingindo o marco de 70% da produção brasileira;
  • As chapas de fibras também são produzidas a partir dessa matéria-prima – são 558 mil metros cúbicos anuais, representando 100% da produção nacional;
  • 350 milhões de metros cúbicos por ano são consumidos no Brasil, totalizando 8% do consumo mundial de madeira;
  • De acordo com a Indústria Brasileira de Árvores, mais de 5,5 milhões de hectares de eucaliptos foram plantados;
  • Eles movimentam a indústria madeireira também em um dos produtos mais importantes para o transporte e armazenamento de produtos: os paletes de madeira.
  • Há plantações espalhadas pelos quatro cantos do Brasil facilitando assim a viabilidade do seu uso. Os maiores plantios estão distribuídos da seguinte maneira: 24% em Minas Gerais, 17% em São Paulo e 16% no Mato Grosso do Sul.

Quais as vantagens encontradas nos eucaliptos?

  1. De uma maneira geral, o eucalipto é usado como opção de crescimento rápido para a produção de madeira, como os paletes de madeira; 
  2. Ele possui um potencial diferenciado não apenas pela sua capacidade produtiva, mas também por se adaptar aos mais diversos ambientes;
  3. O fator econômico também conta muito, visto que o eucalipto pode ser utilizado em diversos setores madeireiros;
  4. Os custos baixos e as taxas mais altas quando falamos de retorno de investimentos, são vantagens atrativas nesta espécie. Com isso, cria-se uma competitividade elevada em mercados de importação e exportação. 
  5. Segundo a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o eucalipto possui o poder de retirar o carbono da atmosfera, e assim, se torna uma fonte sustentável para a produção, por exemplo, de biomassa para aquecimento.
  6. A sua resistência é superior às demais. Diversos testes realizados em mais de 200 espécies comprovaram o alto poder de resistência da madeira desta matéria-prima.

 

Passo a passo para investir em plantios florestais de eucaliptos

  • Defina o produto florestal que pretende suprir
  • Defina o local da plantação
  • Analise as características da área em questão
  • Escolha qual espécie será plantada;
  • Determine as formas de plantar e manter.

Acima de tudo, conheça quais são os recursos e tecnologias disponíveis, pois essa é a maneira mais eficaz de implementar com sucesso uma plantação desta matéria-prima.

Se você é uma empresa e procura por fornecedores de produtos de eucalipto, vai gostar de saber que a Haas tem 2 opções:

  1. Biomassa para aquecimento (Haas Pellets)
  2. Paletes de madeira com alto padrão (Haas Paletes)

É isso. Continue navegando no nosso blog para conferir mais conteúdo interessantes sobre a indústria madeireira e, para uma experiência ainda mais próxima com a gente, se inscreva na newsletter (não praticamos spam).

 

Postado por Haas Madeiras

 

Haas-madeiras-blog-qual-a-importancia-do-eucalipto-e-por-que-ele-e-importante-no-mercado

Entre em Contato