Tendência de logística e transporte: veja o que aplicar na sua empresa

Tendência de logística e transporte: veja o que aplicar na sua empresa

haasmadeiras - 11 de janeiro de 2021

Tendência de logística e transporte: veja o que aplicar na sua empresa

Estar atento à tendência de logística e transporte pode ser um grande diferencial para sua empresa. Para encarar os desafios que um empreendimento pode apresentar, é de suma importância estar atualizado no mercado brasileiro e apostar em inovações!

Países como a Alemanha, Suécia e Holanda, são líderes no ranking de logística. No Brasil, o desempenho logístico ainda está crescendo – nosso país subiu 10 posições em relação à edição anterior, ocupando a 56° posição.

Alguns fatores influem diretamente para o enfrentamento de dificuldades no setor logístico brasileiro, como a falta de segurança nas estradas, altos custos, falta de infraestrutura, entre outros.

Porém, vale ressaltar que os investimentos no setor tecnológico e inovações em tendência de logística e transporte têm aumentado significativamente nos últimos anos.

Segundo pesquisas da Fundação Dom Cabral, para a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, os investimentos cresceram 23,8% entre 2018 e 2020.

Neste artigo abordaremos tudo o que você precisa saber sobre tendência de logística e transporte, e o porquê é tão importante aplicar em sua empresa, assegurando mais eficiência e qualidade nos seus serviços.

 

Inovações no setor logístico

Quais são os principais aspectos que devem ser destacados ao pensar em inovações e estratégias de logística que, de fato, são eficientes?

Qual o futuro do setor logístico e do transporte? Esses são alguns dos questionamentos mais importantes, principalmente quando se trata de inovação!

E a nossa resposta é: as tendências para o setor logístico apontam para um melhor cenário econômico, assegurando qualidade e eficiência para sua empresa e também para o consumidor.

 

Confira as principais tendências de logística e transporte no cenário brasileiro econômico!

Inteligência artificial

Um dos aspectos com grandes projeções é a utilização da inteligência artificial para fornecer aperfeiçoamento de técnicas e execução de tarefas.

Além disso, a inteligência artificial é uma forte tendência de logística, já que fornece menos riscos, apresentando dados precisos que garantem ações eficientes.

 

Segurança das informações

Com certeza haverá um maior investimento na segurança de informações e dados das empresas, visto que a integridade dos dados garante melhores resultados.

 

Uso de dispositivos autônomos

Os drones, por exemplo, otimizam o tempo e garantem confiabilidade na entrega de mercadorias.

Alguns testes já estão sendo feitos por grandes ecommerces entre um pequeno espaço de distribuição.

A tendência de logística aponta que, em breve, a distribuição vai se tornar mais rápida com a ajuda de drones.

 

Dispositivos para monitoramento em tempo real

O monitoramento de frotas por satélite garante eficiência nas rotas e diminui os riscos de acidentes.

Além disso, o satélite ajuda a ter uma cobertura total, diferente do GSM que tem vários pontos de sombra.

Por isso, uma das tendências de logística é o monitoramento em tempo real, ajustando rotas, acompanhando ativos e diminuindo os custos.

 

Investimentos em estratégias de armazenamento eficientes

Um grande exemplo na tendência de logística, que, mesmo sendo utilizado há bastante tempo, continua crescendo é a utilização de paletes de madeira.

Já provamos nesse outro artigo que o palete de madeira é mais ecológico que o de plástico.

Esse dado não prova apenas a sustentabilidade ambiental desse produto, mas também da econômica e social.

Os paletes de madeira garantem a segurança no transporte e armazenamento dos produtos.

Isso significa que você pode ter um armazenamento mais otimizado, com menores custos e maior segurança na movimentação dos produtos.

 

Tendência de logística e transporte: cenário econômico brasileiro

Estudos apontam que os custos relacionados à infraestrutura e transporte poderão ser reduzidos nos próximos anos, o que pode aumentar os custos das empresas, reduzindo a competitividade.

Em contrapartida, também vale ressaltar que, segundo o relatório “Perspectiva Econômica Global”, desenvolvido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), estima-se um aumento de 2% do PIB brasileiro – os dados da Focus, uma pesquisa realizada pelo Banco Central, também confirmam estes números.

Isso, mais uma vez, destaca a importância de bons investimentos e planejamentos, com o gerenciamento eficaz de logística, estoque, transporte, investimento, armazenamento, como também estar atento ao contexto econômico.

Além de compreender o cenário macroeconômico, também é importante estar atento às tendências de logística e transporte, que estão diretamente relacionadas aos hábitos do consumidor.

Sabemos que o mercado brasileiro está cada vez mais exigente, e a concorrência está cada vez maior, portanto ter uma nova perspectiva, apostar em inovações e atualizar seus serviços podem ser um grande diferencial!

 

Tecnologias para logística e transporte: veja as principais!

Atualmente, existem diferentes tipos de aplicabilidades das tecnologias, e por que não utilizá-las de forma eficiente para reduzir custos e ampliar a segurança?

Confira os principais benefícios que as tecnologias podem influenciar em sua empresa:

Praticidade e acesso às informações

O consumidor final espera praticidade, qualidade e transparência nas informações; isso pode ser realizado por meio da tecnologia.
Um exemplo é o acesso aos dados com dispositivos de GPS. Por meio dele, é possível o rastreamento das entregas de seus produtos.

 

Aplicativos

Além de fornecer dados dos produtos, os apps também garantem otimização do tempo, tanto para o cliente quanto para a empresa.
Com os aplicativos, é possível o acesso aos produtos sem que o cliente precise, necessariamente, ir até a loja.

 

Drones

Os drones oferecem entregas rápidas e com garantias de segurança, o que reduz custos de transportes e combustíveis.

Ainda está em estudo e fase de testes para determinadas entregas, mas vale a pena ficar por dentro do assunto.

 

Análises eficientes e precisas

Outro aspecto importante é que, por meio da tecnologia, é possível garantir a análise e segurança dos dados de sua empresa, auxiliando o gerenciamento de informações e análises dos resultados, o que garante tomadas de decisões mais eficientes.

 

Otimização

Com o auxílio das inovações tecnológicas, as tarefas operacionais poderão ser otimizadas. Ao contrário do que muitos pensam, o uso de máquinas não é ruim.

O que antes seria realizado por humanos, poderá ser feito por máquinas, fazendo com que os funcionários estejam focados em atender melhor aos clientes e com processos mais ágeis.

Portanto, estar atento aos investimentos em tecnologias avançadas é uma excelente estratégia de expansão, otimização e segurança!

 

Armazenamento eficaz é sempre uma tendência!

Se você acompanhou o nosso artigo até aqui, já viu que as tecnologias estão fortemente associadas às tendências de logística e transporte.

No entanto, é indispensável estar atento ao estoque e armazenamento; as soluções de armazenagem devem ser escolhidas de forma estratégica e consciente.

Pensar nas tendências de logística também implica em pensar em suas necessidades, prioridades, segmento e cultura organizacional, para que, de fato, haja um impacto positivo em sua empresa.

Adquirir materiais que garantam maior facilidade nos processos de fabricação, armazenamento e transporte é essencial para o seu negócio.

Além disso, vale ressaltar que investir em matéria-prima com consciência sustentável é de suma importância para não só ajudar no planeta, mas também para ter uma boa imagem para os consumidores.

Precisa de ajuda com isso? A Haas Paletes está aqui para te auxiliar. Nossos paletes garantem praticidade no armazenamento e transporte, além de serem produzidos de forma totalmente sustentável.

Para saber mais sobre por que os paletes de madeira da Haas são os ideais para te ajudar, é só clicar aqui e falar com um especialista.

 

Postado por Haas Madeiras

 

 

Entre em Contato