Conheça os 6 principais tipos de sistemas de armazenagem

Conheça os 6 principais tipos de sistemas de armazenagem

haasmadeiras - 26 de junho de 2020

Conheça os 6 principais tipos de sistemas de armazenagem

Os sistemas de armazenagem são grandes aliados em uma gestão de estoque efetiva, pois eles são responsáveis por agilizar a execução de processos envolvendo ferramentas e técnicas, que têm como objetivo uma melhoria de resultados no dia a dia da empresa.

 

Para avaliar quais os melhores tipos de sistema de armazenagem, é preciso ter muito cuidado, responsabilidade e conhecimento.

Esses sistemas ligam diversos setores da empresa e facilitam um melhor controle dos processos, por isso ele é tão representativo em uma organização, visto que ele contribui no gerenciamento de toda a parte de armazenamento de mercadorias, distribuição e entregas.

Essa escolha de qual sistema de armazenagem utilizar em seu negócio implica em conhecer profundamente quais são os seus produtos e características, por exemplo: quantidade de mercadorias que a sua empresa armazena, quais os pesos desses produtos e tamanho, dentre outras informações que ajudam a chegar em uma resposta para essa questão.

Para a sua empresa fazer um melhor proveito dos espaços disponíveis para a estocagem, priorizando a movimentação das cargas e funcionários, estocagem e conservação de mercadorias, leia este texto e descubra maneiras eficientes voltadas à gestão de estoque!

 

O que são sistemas de armazenagem?

Um sistema de armazenagem é tudo aquilo que envolve equipamentos com o objetivo de armazenar, organizar e classificar produtos em um depósito. O melhor sistema será aquele irá proporcionar mais agilidade na entrega de produtos, assim como menores custos de armazenamento.

Há opções de sistemas que fazem uso de métodos e ferramentas diversas, mas todos com um mesmo objetivo, que é o de intensificar os resultados para a empresa, promovendo mais lucratividade aliada a alta eficiência e praticidade.

A seguir, vamos apresentar os principais tipos de sistemas de armazenagem, e vai ficar mais fácil descobrir qual se encaixa com o perfil do seu negócio.

 

Porta Paletes Sistemas de armazenagem

Para empresas que recebem cargas paletizadas, esse sistema é o mais indicado.

Esse tipo de armazenagem é um dos mais competentes quando falamos de grandes empresas, já que os paletes proporcionam o empilhamento de mercadorias sem que haja problemas de danos ou perda da qualidade dos mesmos.

A verticalização dos estoques também aumenta o espaço de depósito, suportando itens com altos pesos.

No caso de porta paletes, o uso de empilhadeiras é necessário para o alcance das estruturas superiores. No entanto, esse deslocamento não é trabalhoso, pois são cargas unitizadas, o que facilita a movimentação das mercadorias nos armazéns.

Para as organizações que trabalham com uma alta demanda de cargas, gerando assim uma maior movimentação de produtos, aconselhamos o uso deste tipo de armazenagem.

Uma das vantagens em contar com os porta paletes, é de que toda a sua estrutura pode ser montada e desmontada sem grandes problemas e dificuldades. Isso possibilita estruturar todo o espaço conforme a demanda de mercadorias, criando um método mais ágil no transporte de produtos por meio das empilhadeiras.

 

Diante da implantação deste sistema, existem três tipos de porta paletes e cada um oferece vantagens únicas:

1 – Dinâmico

As empresas que trabalham com produtos perecíveis precisam ter um maior controle de acesso a essas mercadorias. As rolagens de roletes e a inclinação sutil desse sistema, permite que os paletes sejam retirados com facilidade.

Esse método consiste na ideia de que o primeiro produto a entrar é também o primeiro a sair. Ele é ideal para empresas que querem evitar a perda de mercadorias por causa da validade.

 

2 – Push Back

Um estoque com baixo movimento também precisa aderir a um tipo de armazenagem, e a mais indicada é essa. Práticos e fáceis, esse sistema trabalha com 4 estantes de paletes.

Diferente do método dinâmico, o Push Back é baseado na premissa de que o último produto a entrar no estoque é o primeiro a sair.

Aqui, os paletes são levemente inclinados (com a parte dianteira mais baixa), fazendo com que os paletes posteriores avancem sempre que o próximo do corredor for retirado.

 

3 – Cantilever Sistemas de armazenagem

Há mercadorias que são mais difíceis de serem armazenadas, e por essa razão exigem um sistema de armazenamento mais complexo, garantindo assim a integridade dos produtos.

Para esse tipo de produtos não paletizados, de comprimentos grandes e formatos tubulares ou em barra, o tipo cantilever é o mais adequado.

Para saber um pouco mais sobre os porta paletes e como eles podem ser eficientes para o seu armazenamento, leia este outro texto publicado aqui no blog.

 

Flow Rack Sistemas de armazenagem

Os itens leves e pequenos contam com esse tipo de armazenagem. Essas estruturas são conhecidas pela sua versatilidade, sendo posicionadas de maneira inclinada para que as caixas deslizem sobre as esteiras, integrando esse processo entre a estocagem, expedição de pedidos para os clientes e o envio para a linha de produção.

A vantagem que mais se destaca em relação aos outros tipos, é de que no Flow Rack pode haver a reposição.

Ou seja: se tiver mais de uma caixa na parte de trás da prateleira, e caso o produto esgote, é só inverter colocando a caixa da parte de trás para frente e a vazia para trás, sinalizando a necessidade de reposição daquele produto.

 

Sistema WMS

Essa sigla provém do inglês, mas no nosso português ela significa "Sistema de Gerenciamento de Armazém". Esse sistema nada mais é do que um software de gestão produzido para automatizar o processo que ocorre no setor de depósito das empresas.

O uso desse software possibilita otimização de espaços disponíveis, maior controle dos deslocamentos, níveis de reposição e gestão de inventários.

As tomadas de decisões que envolvem a gestão de armazenamento ficarão mais diretas através do planejamento elaborado pelo Sistema WMS.

 

Racks

Otimização é a palavra-chave deste sistema, que conta com estruturas de metal verticalizadas.

Sendo assim, empilhar os paletes com mercadorias, garantindo a segurança e qualidade dos produtos ali estocados, não somente é possível como é uma excelente opção para armazéns pequenos que demandam de um melhor aproveitamento de espaço.

Nesse tipo de sistema de armazenagem, é feita uma estrutura de aço em forma de estante, com longarinas horizontais e verticais, para que os paletes sejam armazenados com os produtos.

 

Mezanino

Semelhante aos racks, a proposta do mezanino também é a verticalização dos paletes. Esse mezanino é definido como uma espécie de "segundo andar" dentro do armazém, permitindo a estocagem de mercadorias tanto na parte superior da estrutura quanto na inferior.

O mezanino é um dos tipos de sistemas de armazenagem mais flexíveis, já que pode ser facilmente desmontado, pode ser combinado com outros sistemas usados na empresa e podem ser usados em diversos segmentos.

 

Carrossel

Neste sistema, as cargas deslizam na posição horizontal do seu posto no estoque até o local onde será carregada.

O carrossel é recomendado para empresas que possuem fluxo rápido de itens estocados, dispensando a necessidade de empilhadeiras para realizar esse processo de carga e descarga.

A ideia aqui é aumentar a produtividade. Portanto, os gestores logísticos que buscam um sistema efetivo, esta é mais uma alternativa.

 

O melhor sistema de armazenagem depende do tipo do seu estoque

Conhecendo os seus produtos, a empresa terá condições e informações suficientes para optar pelo melhor sistema de armazenagem de produtos, obtendo assim inúmeras vantagens e alcançando resultados excelentes em sua gestão.

Por isso, use todas as informações que passamos aqui sobre sistemas de armazenagem para escolher o mais adequado para o seu estoque.

E é claro: se precisar de especialistas em paletes para te ajudar, pode entrar em contato conosco, vai ser um prazer te atender.

Nos vemos em breve. Até mais! Siga nossas redes sociais!

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

Entre em Contato