Blog
palete padrão brasileiro PBR pallet

Palete Padrão Brasileiro: principais dúvidas sobre o material

O palete padrão brasileiro é uma solução nacional que trouxe ganhos consideráveis para a logística de supermercados, lojas e outros estabelecimentos similares.

Embora esteja disponível no mercado desde os primeiros anos da década de 1990, o palete PBR ainda desperta muitas dúvidas. Afinal, vale lembrar que o mercado nacional é dinâmico, recebendo novos empreendedores constantemente.

Se você é um desses que tem dúvidas sobre a solução, esse post é para você! Vem com a gente que iremos resolver os principais e mais comuns questionamentos sobre o palete padrão brasileiro!

 

Solucione as principais dúvidas sobre o palete padrão brasileiro

O que é o palete PBR?

Até o final da década de 1980, quase a totalidade dos processos de logística nos supermercados e seus fornecedores ocorria de forma manual.

Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) decidiu desenvolver um palete padronizado que pudesse ser utilizado por todo o setor, possibilitando maquinizar a carga, descarga e estocagem. Desses esforços, surgiu o palete PBR.

 

Quem pode usar esse tipo de palete?

Esse tipo de palete pode ser utilizado por qualquer empresa que utilize paletes para transporte e estocagem. É importante, porém, se atentar às necessidades de seu negócio e volumes, para analisar se a solução é capaz de atendê-lo.

 

Qualquer empresa pode fabricar e vender o palete padrão brasileiro?

Não. Para evitar alterações na padronização e manter a qualidade do material, a ABRAS exige o credenciamento das empresas que desejam fabricar e vender os paletes  PBR originais.

Além do compromisso de seguir as normatizações, essas fabricantes passam por processos de fiscalização e controle de qualidade.

 

Como saber se estou mesmo comprando um palete PBR?

Além de exigir a documentação que comprove o credenciamento do fornecedor junto à ABRAS, é possível verificar a originalidade do palete observando uma série de características do material. Você pode saber mais aqui.

 

Qual a validade desse tipo de palete?

Por seguir um rígido padrão de qualidade, o palete do tipo PBR conta com uma boa durabilidade. Sendo observado o bom uso, a validade do material é de cerca de 3 anos.

 

É possível reutilizar esse palete?

Sim. O palete PBR não é descartável muito menos de uso único, pelo contrário. Tanto assim que o produto foi desenvolvido tendo como guia a intercambialidade, ou seja, a possibilidade de ser utilizado por mais de uma empresa, trocando um cheio por um vazio.

 

O palete padrão brasileiro é produzido apenas em madeira?

Sim. Embora seja possível encontrar no mercado outros tipos de paletes que são fabricados em materiais como plástico e metal, os do tipo PBR obrigatoriamente são produzidos em madeira. 

 

O palete PBR é a solução mais sustentável?

A sustentabilidade é uma preocupação das empresas atualmente. O palete padrão brasileiro se destaca das demais soluções por utilizar até 30% a menos de madeira em sua fabricação, sendo uma opção de qualidade para quem busca alternativas mais sustentáveis.

 

Esse tipo de palete se adapta a minha empilhadeira?

Sim. Uma das grandes preocupações da ABRAS na etapa de desenvolvimento era que o palete se adaptasse aos diferentes sistemas e formas de estocagem. Assim, o palete PBR se adequa a todos os equipamentos de movimentação.

 

É uma opção segura para o meu negócio? 

Sim. A normatização garante que o palete PBR seja uma das opções mais seguras do mercado. Para o desenvolvimento da solução, foram realizados diversos testes de campo que submeteram o palete a situações extremas encontradas no dia a dia de operação.

Isso significa que o palete padrão brasileiro conta com a melhor estrutura e design para oferecer segurança tanto a suas cargas quanto a seus funcionários.

Além disso, o material passa por um rigoroso controle de qualidade para que possa conquistar a certificação necessária a sua comercialização.

 

Quais os benefícios de utilizar paletes do tipo PBR?

Com três décadas de uso contínuo pelo mercado, o palete PBR se destaca por ser capaz de gerar ainda mais benefícios para os processos logísticos, aumentando a produtividade e reduzindo custos. Entre as vantagens do uso da solução, podemos destacar:

  • Aplicação universal;
  • Intercambialidade;
  • Durabilidade;
  • Leveza;
  • Boa capacidade de carga (1.200kg);
  • Maior segurança no uso;
  • Menor uso de madeira na fabricação – mais sustentável.

Mais alguma dúvida sobre o palete padrão brasileiro?

Se, mesmo depois desse artigo, ainda restou alguma dúvida sobre o palete do tipo PBR, nos envie uma mensagem! Será um prazer responder todos os seus questionamentos e te apresentar essa solução que é uma grande aliada do seu negócio.

E para saber mais sobre os paletes e como eles podem beneficiar a sua empresa, continue acompanhando nosso blog e curta nossas páginas nas redes sociais!

Até a próxima!

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

Author

Julio

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Haas Madeira Logotipo

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.