Paletes PBR: qual é a sua importância?

Paletes PBR: qual é a sua importância?

haasmadeiras - 16 de março de 2020

Paletes PBR: qual é a sua importância?

Os paletes PBR surgiram para transformar a logística das empresas em algo mais prático e produtivo. Além disso, eles têm outras vantagens únicas e importância que você vai conferir aqui!

Há décadas as indústrias realizam o processo de transporte de cargas, mas naquela época tudo era feito de forma manual. 

Foi aí que surgiu a necessidade de viabilizar esse trabalho e, em 1988, a ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados) criou o GPD (Grupo Palete de Distribuição). 

O GPD era um grupo de profissionais que se dedicava aos estudos, desenvolvimento, avaliação e testes, a fim de criar um formato padrão de paletes que atendesse às necessidades de diversas empresas, seguindo um único modelo.

Naquela década, a ABRAS/GPD realizou uma pesquisa no mercado e apontou que havia mais de 1.000 modelos de paletes em circulação no Brasil. A partir disso, se tornou fundamental a padronização dos paletes.

 

O que é um palete PBR?

Antes de mais nada, a nomenclatura PBR vem de Paletes Padrão Brasil, remetendo ao Brasil, onde ele foi padronizado e à sua essência ecologicamente correta.

Esse modelo de palete surgiu justamente dessa busca pela padronização do uso de paletes de madeira, onde o objetivo principal era gerar um melhor aproveitamento dos espaços. Com isso, as medidas foram determinadas, facilitando o planejamento das cadeias logísticas pelo Brasil inteiro.

Para chegar ao modelo ideal, muitos estudos foram realizados e pesquisas internacionais amplamente discutidas, dando origem a alguns modelos que passaram por testes, resultando no palete PBR que circula hoje no mercado.

 

Medidas do palete PBR

As medidas adotadas são de 1.000×1.200 mm. Na versão 2019 o peso por cada palete PBR é de 27 kg, capacidade de carga uniformemente distribuída  é de:

  • 3.000 kg para cargas estáticas (apoiado sobre superfície plana)
  • 1.200 kg para cargas dinâmicas (apoiado em porta palete, no sentido 1.200 mm).  

Por que os paletes PBR são as melhores opções quando comparados a outros tipos de paletes?

Esse tipo de palete possui uma boa interação com os meios de transportes, sendo um dos mais utilizados por grandes empresas, de modo que a compatibilização com as máquinas empilhadeiras é muito produtiva, além de haver, é claro, a preservação ao meio ambiente.

Para indústrias, empresas ou armazéns que contam com automatizações, o PBR é o mais adequado para a paletização.

 

Vantagens dos paletes PBR

  • São paletes adaptáveis a diversos sistemas de armazenagens;
  • Qualquer empilhadeira ou meio de transporte poderá manipulá-los;
  • Facilidade no agrupamento de mercados, por conta do seu formato padrão otimizando todo o espaço disponível;
  • São projetados para garantir a segurança durante todo o processo de transporte;
  • Os paletes PBR passam por uma certificação e levam o selo de controle de qualidade no processo de fabricação;
  • A durabilidade chama atenção, sendo que seguindo os cuidados indicados com o seu uso, há paletes PBR com mais de 15 anos rodando no mercado;
  • São padronizados, o que na logística é fundamental, por conta da alta rotatividade entre as cargas de empresas.
  • Menos danos aos produtos, visto que os paletes permitem movimentações durante o transporte, mantendo o seu conteúdo estático, o que garante que ele chegue ao seu destino em perfeitas condições;
  • Facilitam o controle do estoque. 

Dicas para adquirir seus paletes PBR

  • Observe se há marca registrada PBR, identificação do fabricante e data de produção;
  • Não compre paletes de terceiros, saiba a origem deste produto. Portanto, pesquise e adquira-os de Fabricantes Homologados ABRAS.
  • Neste caso, não é indicado comprar paletes PBR usados. Eles podem ser roubados e ainda existe a chance de estarem contaminados, devido a sua armazenagem irregular, causando problemas nas suas cargas;
  • Solicite a seguinte informação na nota fiscal da sua compra: Palete PBR I/II. Essa é a melhor maneira de garantir a procedência e confiabilidade de um produto autêntico, que segue todas as informações técnicas estabelecidas pela ABRAS. 

Quem escolhe paletes PBR, opta por confiança

A adoção por esse tipo de palete é eficaz e só traz benefícios para as organizações. Por isso, se a sua empresa busca por paletes eficientes e que facilitem o controle de espaço do estoque, não pense duas vezes e opte por paletes PBR.

Descubra mais novidades sobre este modelo de palete, nos acompanhando por aqui e em nossas redes sociais!

Até a próxima!

 

Entre em Contato