+55 51 99995 2785



Paletes de madeira: embalagens quaternárias fundamentais no dia a dia

Paletes de madeira: embalagens quaternárias fundamentais no dia a dia

haasmadeiras - 4 de setembro de 2019

Paletes de madeira: embalagens quaternárias fundamentais no dia a dia

As embalagens estão presentes na rotina das pessoas há muito tempo. Além de serem um meio de divulgação com informações importantes para o consumidor, elas contém o produto e o conservam de modo a facilitar, também, a exposição, armazenagem e movimentação. 

Neste texto, veremos por que os paletes de madeira são denominados embalagens quaternárias e a importância da paletização nos processos de diários de logística.

 

Como é feita a classificação das embalagens?

A criação das embalagens planeja preservar a qualidade do material, assim como proteger sua integridade durante o transporte e armazenamento de determinado produto. Elas estão relacionadas a todas as funções da logística, como o armazenamento, manuseio, movimentação e transporte das mercadorias. 

A avaliação do melhor tipo de embalagem para cada produto pode influenciar na redução de custos, tempo de entrega do produto e ainda no nível do serviço ao cliente.

 

Feita de acordo com a função de cada uma, as embalagens dividem-se em cinco definições. Confira abaixo:

  • Embalagem primária

É a embalagem que está em contato direto com o produto. Exemplos: caixa de leite, vidro de conserva, lata de leite condensado e frascos de xampu.

 

  • Embalagem secundária

É aquela que protege a embalagem primária para a comercialização de várias unidades. Exemplos: caixas de bombons e caixa de papelão do saco plástico de cereais.

 

  • Embalagem terciária

Agrupa várias embalagens primárias e secundárias no transporte de um lote de produtos. Exemplos: caixa de papelão com diversos produtos em embalagens secundárias ou sacolas plásticas de mercado,  caixas de madeira, papelão ou plástico.

 

  • Embalagem quaternária

Essa opção facilita o movimento e a armazenagem de produtos. Exemplos: uso de paletes de madeira (paletização).

 

  • Embalagem de quinto nível

Utilizada especialmente para a distribuição à longa distância. Exemplo: contêineres.

 

O uso de paletes de madeira como embalagens quaternárias

A paletização promove melhor aproveitamento dos espaços usados para estoques durante o transporte. Aqui no blog já contamos quatro formas de paletizar a mercadoria

Usados como embalagens quaternárias, os paletes de madeira são essenciais na movimentação e na armazenagem das mercadorias, ajudando a organizar os espaços e controlar os estoques do produto. 

Com um sistema moderno de encaixes rápidos e fáceis para montar e desmontar, sua estrutura é funcional, resistente e durável, o que o torna versátil para utilização no dia a dia das empresas de logística.

 

4 vantagens da paletização para embalagens quaternárias

  1. Proporciona agilidade para transportar;
  2. Otimiza o armazenamento do estoque;
  3. Custo operacional é menor;
  4. Menos riscos de acidentes de trabalho (leia aqui mais sobre o assunto).

 

Importância das embalagens

Para o planejamento logístico, é necessário saber o melhor tipo de embalagem para a mercadoria. A escolha adequada otimiza os processos operacionais que envolvem armazenagem, transporte e comercialização.

Como vimos, os paletes de madeira são embalagens quaternárias e garantem que os produtos sejam armazenados, estocados e/ou transportados com total segurança, mantendo suas características e qualidade do serviço. 

Quer saber mais sobre a importância dos paletes de madeira? Siga acompanhando nosso blog!

 

Até a próxima!