Qual a principal matéria-prima utilizada nos paletes de madeira?

Qual a principal matéria-prima utilizada nos paletes de madeira?

haasmadeiras - 3 de outubro de 2018

Qual a principal matéria-prima utilizada nos paletes de madeira?

Os paletes de madeira são capazes de atender a diferentes setores, contendo uma série de caraterísticas benéficas ao uso.

Além de uma menor necessidade de investimento, boa resistência e versatilidade, é, também, a opção mais sustentável.

Isso mesmo! Os paletes produzidos em madeira apresentam um menor índice de agressão ao meio ambiente em comparação aos demais materiais, como metal e plástico.

E isso ocorre justamente pelo tipo de matéria-prima utilizada para a moldagem desse equipamento tão importante para a logística e transporte de cargas.

Paletes de madeira: madeira reflorestada como matéria-prima

Os paletes de madeira são, atualmente, produzidos a partir de madeira reflorestada, por isso não há problema de extinção. É plantada exatamente para fins de extração.

As técnicas presentes no plantio de reflorestamento vêm se desenvolvendo como foco em minimizar seu impacto ambiental.

Atualmente as duas espécies de árvores mais utilizadas nesses locais são o pinus e o eucalipto, com destaque para o último.

Originado da Oceania e sudoeste asiático, o primeiro registro que se tem do eucalipto no Brasil foi por volta de 1825, trazido especialmente para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Anos depois, sua grande produtividade e melhores propriedades físicas tornaram os eucaliptos a opção preferida dos produtores, além de serem de baixo custo e de fonte renovável.

Segundo o relatório 2017 da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), temos 5,7 milhões de hectares de eucalipto em toda área de árvores plantadas no Brasil, um aumento de 2,4% ao ano nos últimos cinco anos.

A concentração desse plantio fica em 24% no Estado de Minas Gerais, 17% em São Paulo e 15% no Mato Grosso do Sul.

Já o pinus soma 1,6 milhão de hectares, desses, 42% concentra-se no Paraná e 34% no Estado de Santa Catarina.

O eucalipto se destaca por retirar o carbono da atmosfera realizado pelas florestas reflorestadas, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Dessa forma a solução se torna uma aliada na redução de gases do efeito estufa, provocando um impacto ambiental positivo.

Além disso, as vantagens na utilização do eucalipto estão pelo seu rápido crescimento, pela diversidade de possibilidade de uso e por se adaptar ao solo e ao clima em variadas regiões.

As aplicações nos segmentos de celulose e madeiras serradas impulsionaram a evolução do eucalipto. Para madeiras serradas, ele oferece vantagens para várias fins de utilização desejados.

Vale lembrar, ainda, que o eucalipto em paletes de madeira podem ser facilmente customizados, além de reformados em caso de quebra.

Com o uso de madeira reflorestada, esse tipo de palete se mostra a melhor opção para o uso diário, trazendo versatilidade, qualidade, custos baixos e funcionalidade.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais informações sobre os paletes.

 

Até a próxima!

Postado por: Haas Paletes | www.haasmadeiras.com.br

Entre em Contato