Madeira Sustentável – o produto agrícola mais importante após a Soja

Madeira Sustentável – o produto agrícola mais importante após a Soja

haasmadeiras - 5 de junho de 2020

Madeira Sustentável – o produto agrícola mais importante após a Soja

Confira o que a Globo diz sobre madeira sustentável:

“As florestas plantadas ajudam a preservar o meio ambiente. O cultivo de árvores pelos agricultores reduz a derrubada das florestas naturais.

A madeira sustentável alimenta cerâmicas, siderúrgicas, marcenarias, construção civil e é matéria-prima da indústria de papel e celulose.

A exportação de celulose, dos produtos derivados da madeira, rendeu 12 bilhões de dólares em 2019, fazendo da madeira importada o mais importante produto agrícola brasileiro depois da soja.”

E tem razão. Ultimamente, o que mais se fala é sobre a importância do meio ambiente e de usar produtos mais sustentáveis e, como você viu, a madeira faz parte da matéria-prima usada em muitos deles. Quer saber mais sobre madeira sustentável? Te explicamos agora!

Índice de desmatamento no Brasil

De acordo com o Deter (Desmatamento em Tempo Real), 796km² foram desmatados no primeiro trimestre de 2020 – é o mesmo que 80 mil campos de futebol oficiais.

Esse número representa 51% de aumento se compararmos com o primeiro trimestre de 2019, representando um recorde desde que o Deter adotou esse estilo de metodologia usado atualmente (que foi há 5 anos).

Além disso, de acordo com dados da Seeg (Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa), o Brasil emitiu 1,9 gigatonelada de carbono equivalente (GtCO2eq) no ano de 2018.

Com isso, nós representamos 3,4% das emissões mundiais, nos tornando o 7º maior emissor de gases de efeito estufa do mundo.

 

Mas por que estamos falando disso e como isso se relaciona com madeira sustentável?

Os processos industriais, que geralmente usam como matéria-prima a madeira, representaram 5% das emissões nacionais.

Em meio a um tema tão atual como a importância do meio ambiente, o desmatamento aumentou e produzimos muitos gases de efeito estufa. Como melhorar isso? A madeira sustentável é uma solução.

O que é madeira sustentável?

A madeira sustentável tem origem  nas florestas plantadas, que ameniza  a extração ilegal de madeira nativa. O objetivo mesmo é reduzir ou até eliminar esse tipo de ação ilegal.

Mas, se usamos madeira para quase todos os produtos brasileiros, como vamos deixar de extrair para a indústria?

Essa plantação de florestas se tornou uma maneira de conseguir madeira sustentável; ou seja: usar a matéria-prima mas sem precisar desmatar e sem prejudicar o meio ambiente.

Existem as florestas para fins comerciais, que são as florestas plantadas, e as para fins ecológicos, que são os reflorestamentos.

No caso das florestas plantadas, a ideia é plantar árvores já com a intenção de extrair e obter madeira sustentável para a produção de produtos (aqui na Haas, fazemos isso para os paletes).

Já na mata nativa, esse plantio ocorre para devolver a vegetação que existia em determinados lugares.

Sendo assim, a madeira sustentável é aquela retirada apenas de florestas plantadas, evitando o desmatamento da nossa vegetação natural.

Por que usar madeira sustentável?

Entre 1990 e 2010, o número de florestas plantadas aumentou de 33% a 77%, de acordo com o SNIF (Sistema Nacional e Informações Florestais).

E isso é ótimo! Significa que, apesar de tudo, estamos começando a progredir e a preocupação do consumidor em comprar apenas produtos de reflorestamento contribui muito para esse aumento.

Alguns dos motivos para usar apenas madeira sustentável na sua empresa:

1. Ela diminui a pressão nas nossas florestas nativas.

2. Você tem uma boa imagem pública na sua empresa.

3. Ajuda a proteger espécies ameaçadas de extinção.

4. Também funciona como uma vantagem competitiva no mercado, já que a sustentabilidade é um tema atual e atrai consumidores.

5. A extração da madeira sustentável não agride o ecossistema local.

6. Logo após a extração, as árvores são repostas em áreas designadas previamente.

7. Reflorestar significa sequestrar CO2 da atmosfera (processo de remoção de gás carbônico, o que é ótimo para o meio ambiente).

8. Usar madeira sustentável aumenta a ressignificação de terras que antes não eram produtivas ou utilizadas.

Aqui na Haas, assumimos a responsabilidade

Como produtores de um dos mais importantes produtos do mercado, que auxilia na logística de vários segmentos diferentes, a Haas assume a responsabilidade e só usa madeira sustentável.

Não temos medo de investir em rigorosos processos de qualidade e em florestas plantadas. Acreditamos que essa atitude pode mudar o mundo e isso é sobre mais do que apenas ter um negócio.

Acreditamos que somos responsáveis por criar melhores práticas e ensiná-las aos clientes e parceiros, para que o nosso futuro e até mesmo o da indústria madeireira seja cada vez melhor.

Aqui na Haas, até os resíduos da fabricação dos paletes são reaproveitados e se tornam biomassa (serragem, cavaco e pellets), ajudando também na eficiência energética limpa.

Quer saber mais sobre como funciona a nossa fabricação de paletes com madeira sustentável? É simples: entra em contato e te contamos tudo.

Entre em Contato