Blog Novidades
Simagro

Simagro instala estação meteorológica na Haas Madeiras

Empresa de Linha Brasil recebe a 27ª unidade automática da Simagro que visa gerar dados específicos para o setor agropecuário, incluindo a cultura do eucalipto

Visando um monitoramento do clima no Rio Grande do Sul e a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Estado, recentemente, a Haas Madeiras recebeu a instalação de uma estação meteorológica do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A estação meteorológica em funcionamento está instalada próxima a nova unidade do pellet, em Linha Brasil. Essa é a única estação instalada pelo programa em Venâncio Aires e integra o projeto que já tem mais de 20 estações meteorológicas automáticas instaladas para adensamento da rede de sensores existente no Estado, utilizadas no monitoramento climático e no uso correto de produtos fitossanitários. 

Desde 2019 em atividade, o Simagro estima que até o final de 2023, a rede própria do Estado contará com 100 pontos de coleta de dados agroclimáticos. Conforme o coordenador do projeto e meteorologista, Flavio Varone a estação na Haas Madeiras, em Linha Brasil, é a 27ª instalada pelo programa. “Até o fim de junho vamos ter 30 estações instaladas. Sempre na mesma lógica, gerando dados diretamente da área produtora do Estado. A ideia é gerar dados que venham do campo e de determinadas empresas do setor. Dados de áreas produtoras para o setor produtivo”, salienta Varone.

As estações, conforme o meteorologista do Simagro visam auxiliar o produtor no planejamento da safra de acordo com os índices climáticos. “Nós podemos gerar para o setor da madeira índices específicos. Podemos mapear doenças que afetam as florestas plantadas, condições meteorológicas que são favoráveis ao desenvolvimento, situações de estiagens que também são monitoradas, dentre outros fatores”, pontua.

O projeto Simagro visa estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, onde a Seapdr fornece a estação, e o produtor ou empresa entra com uma estrutura para fixação do equipamento e internet para envio dos dados coletados. O produtor/parceiro acessa os dados da sua propriedade num aplicativo gratuito, e as informações de todas as estações são disponibilizadas no site simagro.rs.gov.br.

Os dados serão gerados especificamente para cada setor produtivo do Estado mas toda população pode ter acesso ao dados gratuitamente no site do Simagro.

Crédito: Rosana Wessling

Publicado por Haas Madeiras

 

Author

Haas Madeiras

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Haas Madeira Logotipo

Valores

2019 collection

Pessoas: trabalho em equipe, talentos individuais e desenvolvimento interno.

Processos: ênfase em eficácia, otimizados, flexíveis e em constante evolução.

Conduta: ética, transparência e foco, com ênfase em alianças.