+55 51 99995 2785



Paletização automatizada: a melhor forma de transportar cargas do seu estabelecimento

Paletização automatizada: a melhor forma de transportar cargas do seu estabelecimento

haasmadeiras - 20 de setembro de 2019

Paletização automatizada: a melhor forma de transportar cargas do seu estabelecimento

É indiscutível o fato de que os paletes são a melhor opção para o armazenamento  de produtos. No entanto, geralmente, é preciso deslocar as cargas pelo estabelecimento, seja no recebimento ou despacho, ou ainda internamente, como para testes de qualidade ou conferências. Nesses casos, a paletização pode auxiliar a logística interna, permitindo um transporte mais otimizado.

Entretanto, em processos que envolvem grandes volumes ou lotes muito pesados, o deslocamento dessas mercadorias empilhadas torna-se arriscado e pode causar danos físicos aos seus colaboradores e patrimoniais ao seu negócio.

Então, como utilizar a paletização com maior eficiência e menos riscos? Através da automatização desse processo. Veja como!

Transporte interno de cargas

Uma das utilidades dos transportadores é ligar o armazém com os centros de produção. É possível, dessa forma, fazer uma ligação direta entre a saída da produção e o controle de qualidade, por exemplo.

Esse processo é realizado através de esteiras para paletes. A necessidade de intervenção humana é bem pequena, o que reduz riscos de erros e torna tudo ágil e otimizado.

Mesmo dentro do armazém, existem áreas diferentes a serem interligadas. Com o transporte automatizado, é possível realizar essas ligações de forma segura, aumentando a produtividade.

Armazenamento de cargas com a paletização automatizada

Ao chegar aos armazéns ou serem retirados de seus locais de origem para distribuição, também existe a necessidade de otimizar o translado. As esteiras podem ser úteis também aqui, levando os produtos de um ponto ao outro.

Assim, é possível agilizar a entrada e retirada dos produtos no transporte ou nos locais de armazenagem. Mais uma vez, como o contato de operadores é reduzido, existe pouca chance de erros ou acidentes.

Transporte externo de cargas

Os circuitos de transporte de carga também pode ser úteis na necessidade de conexão entre armazéns diferentes. Nesses casos, é possível usar carrosséis, que conectam produtos de diferentes origens, levando-os a um mesmo destino.

No caso de armazéns que se situam em diferentes andares, a necessidade é de elevadores. Aqui podem ser utilizados sistemas de tração, com contrapeso, ou de elevadores de baixa cota.

Até mesmo para armazéns ou fábricas que estão em edifícios separados é possível realizar o transporte automatizado. Túneis ou passarelas com esteiras são os mais adequados para pequenas distâncias. Já em distâncias mais longas, a construção de eletrovias é mais eficiente.

Vantagens do transporte de carga automatizado

Conforme falamos ao longo desse texto, existe uma série de vantagens em usar sistemas de transporte como as esteiras para paletes. Listamos os principais:

  • Menor possibilidade de erro;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior agilidade nos processos;
  • Produção otimizada;
  • Sistema mais seguro.

Apostar em sistemas de transportes de paletes automatizados pode gerar ganhos em produtividade, redução de danos e, é claro, possibilidade de aumento de lucro. Por isso, esse tipo de recurso logístico é um investimento para sua empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a paletização automatizada, que tal descobrir qual o palete mais indicado para a sua carga? Boa leitura!

Entre em Contato