+55 51 99995 2785



Paletização e realidade aumentada

Paletização e realidade aumentada

haasmadeiras - 29 de novembro de 2019

Paletização e realidade aumentada

Que a realidade aumentada, ou RA, está cada vez mais fazendo parte dos diversos aspectos da vida urbana, não há quem duvide. Mas como esse conceito pode inovar as técnicas de paletização?

Primeiramente é necessário entender que o princípio da funcionalidade da realidade aumentada é básico: visualizar um objeto ou movimento digital sobreposto à um ambiente real, de modo a antecipar uma situação.

Com isso, fica mais fácil antever possíveis complicações, prevenir acidentes ou mesmo otimizar processos logísticos, como é o caso da realidade aumentada na paletização.

Quer saber mais sobre como esses dois funcionam juntos? Continue lendo!

O que é Realidade Aumentada

Você já ouviu falar no jogo Pokémon Go? Nele, você pode capturar os pokémons em cenários reais pelo celular (é como se ele realmente estivesse lá e você só pudesse ver pela câmera naquele momento).

A Realidade Aumentada é basicamente isso. Ela combina imagens reais e elementos virtuais, sobrepondo camadas de informação digital ao ambiente em que o usuário está.

Assim, as fronteiras entre mundo digital e físico “acabam”. Em outras palavras: a inovação te abastece com informações precisas, no local exato e na hora correta.

No mundo corporativo, a realidade aumentada começou a ser usada também na paletização e em outras áreas, melhorando as chances de atrair clientes em potencial e otimizar os processos logísticos.

Como a tecnologia pode melhorar a paletização?

Através da realidade aumentada, o trabalho de paletização pode ser planejado de forma mais cuidadosa, evitando, por exemplo, a sobreposição equivocada de materiais sensíveis.

Outro ponto positivo é que o trabalho de busca pela carga específica também fica muito mais fácil e rápido.

No sistema de entregas para o e-commerce, por exemplo, esse pode ser o diferencial entre garantir ou não uma entrega dentro do prazo.

Isso porque o volume de carga é grande e a singularidade de cada pacote é igualmente abrangente.

Além do uso da realidade aumentada na paletização, ela também tem sido muito usada em setores logísticos para:

  • Controlar o Estoque;
  • Planejar layouts dos depósitos;
  • Otimizar os processos de transporte.

A realidade aumentada: uma tecnologia em expansão

O conceito de quarta revolução industrial prevê máquinas mais inteligentes e processos que funcionem em favor da agilidade.

Com isso, é preciso se preparar para essa nova tecnologia, já que a realidade aumentada pode ganhar ainda mais espaço dentro dos processos industriais como um todo.

Imagine, por exemplo, um grande estoque gerido através de um sistema de realidade aumentada, no qual o gestor possa encontrar visualmente a carga que procura, sem ter o trabalho de se dirigir até ela.

Nesse estoque, fica mais fácil otimizar a paletização, garantindo a segurança de cada componente, e ainda permitindo a organização dos paletes de madeira com maior proveito dos espaços.

Vantagem da Realidade Aumentada na paletização

Todo o trabalho que falamos no tópico anterior poderá ser feito a longa distância e de forma ágil, permitindo que o profissional designado dedique mais tempo para outras tarefas.

A realidade aumentada na paletização é uma aposta em:

  1. Segurança;
  2. Economia;
  3. Agilidade;
  4. Qualidade dos processos;
  5. Otimização do tempo.

Com a realidade aumentada, os seus colaboradores podem ler códigos de barras, reconhecer instantaneamente os objetos e eliminar qualquer dificuldade no processo de coleta que existe na abordagem tradicional.

E se você quer descobrir mais vantagens da tecnologia aplicada à paletização, cadastre-se na nossa plataforma e não deixe de seguir todas as nossas atualizações.

Postado por: Agência Cento e Vinte

Entre em Contato