+55 51 99995 2785



Treine sua equipe constantemente para oferecer o melhor serviço com segurança

Treine sua equipe constantemente para oferecer o melhor serviço com segurança

haasmadeiras - 23 de agosto de 2019

Treine sua equipe constantemente para oferecer o melhor serviço com segurança

A segurança no transporte de carga é uma atenção necessária, afinal, acidentes nesse setor são frequentes. No Brasil o número de ocorrências chegou a quase 90 mil em 2017, de acordo com o último boletim da Confederação Nacional dos Transportes. 

Além dos danos inestimáveis nos casos de morte (desses, mais de 50 mil tiveram vítimas, como pode ser visto no boletim), existe ainda o prejuízo financeiro. A média de custo total dos acidentes passa dos R$10 bilhões.

Oferecer treinamento aos motoristas é essencial para a preservação da própria integridade física e de outras pessoas na estrada. Mais do que isso, é possível evitar que os veículos sejam danificados e que haja perda da mercadoria, causando um déficit considerável no caixa.

Uma equipe bem treinada saberá como se preservar e a melhor forma de conduzir a carga, além de entender a importância da paletização, por exemplo. O motorista também saberá como reagir aos fatores externos que, muitas vezes, são causadores de acidentes. 

Nesse sentido, separamos algumas dicas de cuidados que vão ajudar na segurança no transporte. Confira!

 

2 cuidados básicos necessários para garantir a segurança no transporte

 

1. Segurança do motorista

Para se manter seguro, o motorista deve saber técnicas de condução modernas e adequadas ao trajeto. Ele precisa ter também noções de cuidado específicas com o veículo que conduz.

Uma atenção necessária é sobre como reagir a abordagens suspeitas, de modo a evitar assaltos ou tombamentos criminosos. Uma série de adversidades também envolvem o dia a dia nas estradas. Saber como reagir a elas pode evitar grandes problemas.

Por fim, o motorista precisa preservar a própria integridade física. Cuidados básicos, de acordo com a Lei do Motorista, como manter uma boa postura ao dirigir, não dirigir alcoolizado, ter uma boa alimentação e pausas regulares para descanso podem ser diferenciais.

 

2. Segurança da carga

Para a segurança da carga e do veículo, é fundamental que seja feita a manutenção preventiva dos caminhões. Esse procedimento pode, inclusive, reduzir custos, já que evita imprevistos.

A paletização, comprovadamente, confere mais segurança no transporte. Existe uma redução no número de avarias, além da redução do tempo do processo de carga.

A organização das cargas deve acontecer de acordo com o peso e o tipo. Além disso, é indicado evitar espaços dentro da carreta, de modo a impedir a movimentação do material.

Em casos específicos, como o transporte de cargas perigosas, são necessários cuidados extras. Os mais importantes dizem respeito à armazenagem própria, paletes mais seguros e documentos específicos.

É de responsabilidade da empresa de gestão garantir as melhores condições de segurança no transporte de cargas. Uma equipe bem treinada pode ser a garantia de menos acidentes, preservação da vida e menos prejuízos.  

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de segurança no transporte e paletização de carga.

Até a próxima!