Eficiência na logística: 6 dicas para melhorar seus resultados

Eficiência na logística: 6 dicas para melhorar seus resultados

haasmadeiras - 3 de julho de 2020

Eficiência na logística: 6 dicas para melhorar seus resultados

A eficiência na logística é fundamental para aprimorar as vendas de uma empresa. Entretanto, para que ela seja um sucesso é preciso investir em planejamento, acompanhamento dos dados, tecnologias e, principalmente, bons parceiros.

Fazendo uso de estratégias distintas na cadeia logística, será possível dar mais agilidade às entregas, intensificar os prazos e ter mais eficiência nos processos logísticos.

Em razão de suas características, a cadeia logística é bastante influenciada pela eficácia e pela eficiência, por isso é tão importante compreender a diferença entre esses termos.

A eficácia é mais ligada ao nível intelectual de cada fase do processo, possibilitando melhores tomadas de decisões. Já a eficiência é um conceito prático, sendo responsável pelo processo operacional. Com isso, ser eficiente em uma cadeia logística significa cumprir todas as etapas
corretamente com muito primor e atenção aos detalhes.

Para entender melhor do que se trata e como desenvolver essa eficiência logística da melhor maneira, nos acompanhe no conteúdo de hoje.

 

Da teoria à prática: o que é a eficiência na logística?

É usar diferentes estratégias logísticas para alcançar maior agilidade na entrega, em cumprir prazos e otimização em toda a cadeia produtiva (que vai da compra de matéria-prima à pós- venda ao consumidor final).

Quando falamos de atendimento e custo voltados para os consumidores, a eficiência na logística é essencial já que permite agilidade e qualidade em todos os processos.

Realizar a coisa certa da melhor maneira é diferente de apenas fazer corretamente. É nisso que a eficiência logística atua, ela é uma ajuda fundamental para as empresas alcançarem seus objetivos, sejam eles de otimização de recursos ou redução de desperdícios.

Como regra geral, a eficiência logística tem como objetivo gastar o mínimo para gerar o máximo de qualidade.

 

Eficácia x eficiência na logística

Para uma cadeia logística ser verdadeiramente eficaz, algumas decisões devem ser tomadas ao longo do processo logístico. Em contrapartida, para uma cadeia eficiente, basta que todas as etapas desse processo sejam executadas da melhor forma.

Ou seja: a eficácia está ligada a níveis mais intelectuais do processo (como tomada de decisão) e a eficiência é um conceito mais prático (execução do processo operacional). Contudo, o ideal é unir esses dois conceitos para então ter, de fato, o sucesso logístico de uma
empresa.

 

Podemos imaginar, por exemplo, como funciona um processo de distribuição de paletes de madeira na prática…

A primeira decisão é sobre qual o meio de transporte será utilizado para essa distribuição – isso quer dizer que a eficácia atuará nesta decisão.

O meio de transporte foi definido com eficácia, e é hora da eficiência surgir para planejar as rotas e qual veículo irá transportar, garantindo a integridade e qualidade de toda a carga do início ao fim do percurso (sem esquecer dos prazos previamente estabelecidos que deverão ser cumpridos com rigor).

Se um processo logístico foi bem planejado e executado, ele é eficiente e eficaz. Juntos, esses dois termos garantem uma cadeia segura e de qualidade, gerando vários benefícios para a instituição – especialmente no setor econômico, visto que a eficiência na logística preza pela redução de gastos.

 

Como adotar a eficiência na logística?

1 – Tenha um espaço para armazenagem de produtos

A armazenagem é fundamental para garantir a qualidade das mercadorias e entrega dos produtos. Por essa razão, essa deve ser a primeira preocupação antes de iniciar as atividades de qualquer estabelecimento.

Esse espaço deve comportar todas as mercadorias de forma segura, assim como também, possibilitar que os funcionários desenvolvam suas atividades e possam transportar os produtos. Neste caso, o uso de paletes de madeira é o ideal, já que eles podem ser empilhados, mantendo assim a organização, padronização e fácil localização das mercadorias. Vale lembrar que este ambiente deverá estar sempre limpo e organizado, pois tudo isso
facilitará o transporte por meio de paletes de madeira, separação e registro das mercadorias.

 

2 – Automatize os processos

Para conhecer e identificar possíveis problemas no processo logístico, é preciso ir a fundo, desde a linha de produção até a entrega do produto.

Não é uma tarefa fácil, mas com softwares de automação de processos ficará mais simples e assertivo verificar todos esses dados.

Desta forma, a probabilidade de erros diminui e a produção se torna mais ágil, aumentando assim a eficiência na logística ao tomar decisões importantes e fazer o planejamento dos próximos passos.

 

3 – Escolha fornecedores que se tornem parceiros da sua empresa

Um relacionamento de confiança e comprometimento, é a base para o sucesso de qualquer empresa, principalmente quando falamos de fornecedores.

Para criar esse vínculo mais próximo com seus fornecedores, a melhor orientação é manter o diálogo. É através de conversas, que a empresa pode alertar sobre a importância dos prazos serem cumpridos à risca, assim como, a qualidade dos produtos.

Ambos só tem a ganhar com isso, portanto, cabe à empresa monitorar e acompanhar essas entregas de mercadorias, identificando possíveis falhas e corrigindo-as a tempo.

 

4 – Tenha conhecimento de todo o estoque

É primordial que a empresa saiba exatamente qual a sua oferta e demanda para administrar melhor seu estoque.

Uma previsão de demanda ajuda a criar metas de faturamento e a determinar qual a quantidade ideal de itens que poderão ser fabricados e vendidos. Como fazer isso? Através da logística eficiente!

Quando ela está empregada corretamente em uma organização, analisar os históricos de compras irá fornecer os dados precisos para fazer comparações e criar uma projeção de vendas.

Além disso, a paletização é imprescindível para ter esse melhor conhecimento do estoque, neste texto fica mais claro a necessidade e benefícios de paletizar todas as suas mercadorias.

 

5 – Trace rotas inteligentes

Conhecer o percurso pelo qual as mercadorias serão transportadas é fundamental para obter ainda mais eficiência logística. Por meio dessa otimização, é possível calcular o tempo do trajeto, combustível a ser gasto e qual o melhor horário para executar esse transporte. Além disso, as rotas inteligentes são essenciais para conseguir padronizar as suas entregas, garantir a previsão que foi prometida ao cliente e ainda reduzir os custos das operações logísticas.

Um poderoso aliado das rotas inteligentes é a amarração de cargas, já que os dois andam juntos e são essenciais para aproveitar mais espaço e diminuir as idas e vindas em excesso.

 

6 – O marketing de relacionamento é a sua ferramenta chave!

Tudo isso que mencionamos até agora sobre eficiência na logística só fará sentido se trouxer resultados efetivos para os seus clientes. Isso significa: prazos curtos, preços que condizem com a qualidade apresentada e negociação direta com a empresa.

Lembre-se de investir sempre no relacionamento com o seu cliente, é ele que irá avaliar todos os seus serviços oferecidos, quais estratégias podem ser aprimoradas e quais estão dentro das expectativas.

Continue nos acompanhando aqui e em nossas redes sociais, e fique por dentro de mais assuntos que envolvem esse universo com os paletes de madeira e como eles podem auxiliar na sua empresa.

Conte para nós sua opinião! Nos siga nas redes sociais!

Até a próxima!

Postado por Haas Madeiras

Entre em Contato