Não basta paletizar, a amarração de cargas também é importante!

Não basta paletizar, a amarração de cargas também é importante!

haasmadeiras - 18 de outubro de 2019

Não basta paletizar, a amarração de cargas também é importante!

Quando falamos de logística, fica difícil imaginar uma operação sem que haja o envolvimento de paletes em alguma etapa de todo o processo, uma vez que, grande parte das atividades utiliza a movimentação paletizada, por isso a amarração de cargas é muito importante.

Os paletes de madeira são os modelos mais produzidos no Brasil. No entanto, para a sua durabilidade ser maior, é preciso cuidados no uso desse equipamento.

Vantagem dos paletes nos processos logísticos amarração de cargas

Os paletes oferecem uma padronização no transporte de cargas. Por conta disso, há uma significativa melhora na qualidade e agilidade das demandas em todas as suas etapas.

A regulamentação para amarração de cargas no Brasil

Em janeiro de 2018, entrou em vigor a resolução 552 do CONTRAN, na qual constam todas as informações regulamentadas necessárias para a amarração de carga em nosso país.

É importante ressaltar que, embora o conhecimento adquirido com a rotina seja relevante para realizar as amarrações de carga, a legislação pede que apenas um profissional capacitado realize esse cálculo.

Essa mesma resolução ainda afirma que todos os materiais a serem transportados, devem ser amarrados por meio de cabos de aço, cintas ou correntes, e em hipótese alguma com cordas, o que é muito comum vermos nas estradas.

Dicas para um transporte de cargas eficaz: amarração de cargas

  • Conheça o trajeto, pois, sabendo quais as estradas e curvas virão à frente, é possível se precaver de problemas ou até mesmo criar uma rota alternativa;
  • Cuidado com a sobrecarga! Um caminhão com carga excedente perde o equilíbrio nas manobras. A orientação aqui é distribuir a carga igualmente pelo caminhão;
  • As amarrações devem ser resistentes e firmes. O intuito aqui é fazer com que a sua carga chegue ao destino final da melhor maneira, atentando também ao fato de que nada ficará sacudindo dentro do caminhão podendo causar algum tipo de acidente;
  • Organize as cargas. Essa organização acontece por meio da paletização, visto que os paletes facilitam a movimentação de todos os materiais a serem carregados, além de garantir uma maior proteção aos produtos com embalagens menos resistentes.

A unitização de cargas é a maneira mais eficiente e segura

A carga unitizada permite que todo o material a ser transportado seja mantido igualmente, ou seja, ocupando o mesmo espaço, independentemente do tamanho de cada produto. Isso possibilita uma maior segurança para o motorista e para as cargas no trajeto a ser percorrido.

Com a paletização é possível unificar tudo isso, pois os paletes possuem dimensões iguais, o que facilita também o manuseio e o esforço nesse transporte.

Contudo, a amarração de cargas é um elemento fundamental na segurança do transporte de produtos, assim como também a paletização, dado que ambas padronizam e otimizam a armazenagem e a movimentação de mercadorias.

Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

Até a próxima!

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

Entre em Contato