O que é cadeia de suprimentos e como aplicar esse conceito?

O que é cadeia de suprimentos e como aplicar esse conceito?

haasmadeiras - 10 de julho de 2020

O que é cadeia de suprimentos e como aplicar esse conceito?

O mercado é competitivo e os clientes estão cada vez mais exigentes. Por isso, desenvolver estratégias, como a cadeia de suprimentos, ajuda a atrair a atenção do seu público. Esse conceito tem sido muito utilizado em empresas que querem processos mais inteligentes.

Aqui no Brasil, o termo cadeia de suprimentos também é conhecido como “Supply Chain“, por isso não estranhe a variação entre as palavras ao decorrer deste texto, já que os significados são os mesmos.

Apesar de existir muito conteúdo sobre o assunto, muitos empresários ainda desconhecem o conceito da cadeia de suprimentos e acabam perdendo uma ferramenta poderosa e aliada ao bom andamento da logística.

No conteúdo de hoje, você aprenderá de uma vez por todas, o que é, qual a importância de uma cadeia de suprimentos e como ela pode impactar positivamente no seu negócio, caso seja aplicada com eficiência. Confira!

 

O que é cadeia de suprimentos?

A Cadeia de Suprimentos é forma de conectar o seu negócio, unindo toda a operação da empresa. Isso quer dizer que as pessoas, informações, atividades, recursos utilizados para o transporte de mercadorias, serviços entre fornecedores e clientes, demanda de uma estrutura eficiente com planejamento.

Afinal, quem planeja tem maior chance de prever erros e, dessa forma, reduzi-los, alcançando mais rapidamente os acertos. E essa é a função da cadeia de suprimentos: gerir tudo isso da melhor maneira possível.

Um mundo sem cadeias de suprimentos eficientes, simplesmente deixa de funcionar.

De forma prática, elas são as responsáveis por levar alimentos até a casa das pessoas, as roupas que vestimos, o combustível do carro que andamos e qualquer outro produto / serviço que consumimos no dia a dia.

Portanto, compreender especificamente a sua relevância é uma tarefa que todo empreendedor deve saber a fundo.

 

Do pequeno ao grande negócio: cadeia de suprimento para todos

Não importa o tamanho do seu negócio, desde os pequenos até os grandes empresários, todos devem utilizar Supply Chain.

Há diversos conceitos aplicáveis, que podem ser simples ou mais complexos, isso quem define é o empresário de acordo com seu negócio, apenas tenha em mente que esse método é necessário e muito eficaz.

É por meio da cadeia de suprimentos que empreendedores poderão, estrategicamente, gerir todos os processos da empresa, e isso torna esse termo uma das maiores responsabilidades do empresário.

Qual a importância da cadeia de suprimentos no seu negócio?

A busca por métodos logísticos que possibilitem bons resultados e aprimoramento dos processos, sem aumentar os custos, está cada vez maior. É uma corrida contra o tempo, em que descobrir e implementar técnicas eficientes pode significar a oportunidade ideal de sucesso para a empresa.

Todo empreendedor quer que seu negócio conquiste novos clientes e cresça, mas para isso uma gestão eficiente é primordial, e a Supply Chain pode ajudar, e muito, a alcançar isso.

Mudanças no comportamento do consumidor

O consumidor de hoje, já não é mais como o de anos atrás e esse perfil continua mudando constantemente.

Atualmente, as pessoas levam em consideração na hora de efetivar uma compra outros aspectos além do preço do produto, tornando-o mais seletivo e crítico com relação às marcas e empresas.

O que as empresas podem fazer – e algumas já fazem – em relação à isso? Investir no diferencial! Mas, principalmente, na qualidade do serviço e produto oferecido. Assim, a cadeia de suprimentos é fundamental nessa demanda entre produto e cliente.

Por exemplo: em alguns sites, quando o cliente efetua a compra, se torna possível acompanhar em tempo real o percurso desse transporte de entrega da mercadoria. Essa função só é permitida graças a cadeia de suprimentos, que, além de outros benefícios, ainda gera confiança e credibilidade aos clientes.

 

Quais os benefícios da cadeia de suprimentos?

● Reduz os custos operacionais;
● Aprimora o processo de logística da empresa na totalidade;
● Agilidade, qualidade e assertividade na entrega de produtos aos seus clientes;
● Produções otimizadas;
● Melhorias no atendimento;
● Diferencial competitivo no mercado;
● Visualização detalhada de todas as fases do processo de produção.

Quando pensamos em cadeia de suprimentos, esses 4 itens são essenciais para evitar gargalos no processo de produção e diminuir o tempo de espera do consumidor:

1. Distâncias de localização entre a fábrica, matérias-primas e pontos de venda/clientes.
2. Demanda de produtos – afinal, é preciso ter em estoque os produtos com maior saída, pois isso afeta a qualidade nas entregas.
3. Armazenagem das mercadorias e de que forma controlar os estoques.
4. Tempo de produção desde o início até a conclusão do produto.

 

Como aplicar esse conceito na sua empresa?

Para administrar uma cadeia de suprimentos de forma eficaz e conseguir bons resultados, dois fatores se fazem necessários: planejamento e controle.

Todavia, esse planejamento terá que envolver detalhadamente o trajeto de todos os recursos, desde a fonte de matérias-primas até o cliente.

E, para isso, será preciso manter uma negociação com fornecedores, providenciar o transporte, garantir o controle de qualidade, fiscalizar de perto o armazenamento, coordenar a distribuição etc.

Implantar a cadeia de suprimentos no seu negócio exigirá esforços, mas os benefícios serão sentidos a curto prazo e seus clientes vão ficar muito mais satisfeitos.

 

O papel dos paletes na Cadeia de Suprimentos

Se engana quem pensa que os paletes são coadjuvantes no armazenamento e transporte da empresa. Eles podem ser responsáveis por grande parte dos seus resultados e aumentar a eficiência logística da sua cadeia de suprimentos.

Isso porque os paletes oferecem padronização (no caso do PBR), otimização de espaço, maior facilidade no transporte, economia (já que o ciclo de vida é de 3 anos) e sustentabilidade (aqui na Haas só utilizamos madeiras de florestas plantadas).

Como armazenamento e transporte são duas áreas importantes da cadeia de suprimentos e responsáveis por grande parte dos custos e lucros, contar com uma boa paletização pode ser ideal para ter melhores resultados.

Precisa de um fornecedor ideal de paletes para implantar a cadeia de suprimentos na empresa? É simples: entre em contato e nós te ajudamos!

Conte para nós sua opinião! Nos siga nas redes sociais!

Até a próxima!

Postado por Haas Madeiras | haasmadeiras.com.br

 

Entre em Contato